Carine Corrêa

Desde o último dia 18, a principal portaria do antigo Horto Florestal – acesso ao lado do Shopping de Rio Claro -está interditada. O motivo, segundo a Fundação Florestal (FF), é o risco da queda de um eucalipto de grande porte. “Estão sendo realizados estudos para definição da técnica adequada para supressão da árvore, minimizando possíveis danos materiais e principalmente o risco a vidas humanas. A operação de supressão será realizada atendendo a todas as condições de segurança e técnicas e quando a condição do solo for considerada favorável. Enquanto permanecer o risco de queda, os usuários devem entrar pela Portaria 1 (Bela Vista /Clube dos Cavaleiros)”, explicou a FF.

No entanto, o acesso alternativo consta com frequência nas reclamações de frequentadores da floresta, em virtude dos resíduos dispostos na mata. A Fundação Florestal afirma que a limpeza no trecho é realizada semanalmente, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Rio Claro.

Enquanto houver o risco de queda do eucalipto, opção é acesso alternativo pelo Bela Vista
Enquanto houver o risco de queda do eucalipto, opção é acesso alternativo pelo Bela Vista

Em maio deste ano, esse assunto foi levantado por um dos visitantes da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). A geógrafa Tatiane Basconi registrou durante uma caminhada o acúmulo de lixo próximo ao manancial que corta a floresta. “Faço caminhadas no horto toda semana e esse cenário já se tornou comum. Nunca o vi limpo. É preciso mais atenção do poder público responsável pela manutenção da unidade”, disse na oportunidade.

Um mês depois, o leitor Antônio Donizete Lopes fotografou um terreno com vários tipos de resíduos e entulho. O munícipe também flagrou lixo queimando nas imediações da floresta

A Secretaria Municipal de Manutenção e Paisagismo informou que terminou na quarta-feira (22) a limpeza da Avenida Nossa Senhora da Saúde. “A extensão da via, que dá acesso à Floresta Estadual, também recebe constantes ações de limpeza e retirada de entulho, feitas pela Secretaria de Obras”, garantiu.

>>> Fundação Florestal descarta presença de onça-pintada no Horto Florestal

Prefeitura Municipal de Rio Claro e Fundação Florestal fazem um alerta em relação ao comportamento de algumas pessoas em despejar o lixo na floresta. “A cada serviço do tipo, são retirados caminhões cheios de entulho devido à prática indevida de alguns que, sem necessidade, fazem o descarte irregular de lixo e entulho. Não há motivo para se descartar resíduos sólidos em locais inapropriados. Rio Claro tem seis ecopontos, coleta domiciliar e seletiva em todos os bairros e operação cata bagulho”, diz a Prefeitura.

Já a Fundação Florestal faz um apelo aos frequentadores para que denunciem as pessoas que costumam ter esse tipo de conduta. “A população pode contribuir, denunciando o descarte indevido de resíduos nos diferentes acessos da Floresta Estadual, bem como não descarregando lixo nesses locais, o que configura crime ambiental”, frisou.

Uso Sustentável

A Feena ou antigo Horto Florestal é uma Unidade de Uso Sustentável, cuja posse pertence ao Estado e a gestão da Floresta é realizada pela Fundação Florestal, entidade ligada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Assim, a competência da Fundação Florestal está em realizar a gestão da unidade, visando a assegurar a biodiversidade existente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.