Alternativa encontrada na capital e em várias cidades do interior paulista foi adotada pela prefeitura de Rio Claro para incentivar o uso de bicicletas no município sem comprometer o estacionamento de carros. Em um trecho em frente ao Boulervard dos Jardins e em outro próximo à empresa 3 Fazendas haverá estacionamento de veículos ao lado da ciclofaixa que contorna o aeroporto de Rio Claro.

“Assim como as demais melhorias realizadas no trânsito de Rio Claro, esta intervenção foi definida após estudos técnicos e pesquisas que mostram que o projeto deu certo em outras cidades”, observa Marco Antonio Bellagamba, secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.

O município tem grande número de veículos automotores e também de bicicletas. O projeto visa ampliar a segurança para todos que utilizam o trânsito. “Estamos harmonizando os espaços para que os ciclistas possam transitar com segurança sem que haja necessidade de se reduzir as vagas de estacionamento”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrando que é fundamental que a comunidade também faça sua parte e respeite a sinalização e as leis de trânsito. “Investir em melhorias no trânsito é trabalhar para que vidas sejam preservadas e esse é nosso principal objetivo”, finaliza Juninho, citando a intervenção realizada na Avenida 15, que tornou a via preferencial, como exemplo de solução que deu certo.

O projeto que divide os espaços entre ciclofaixa e estacionamento no entorno do aeroporto já começou a ser executado e deve ser concluído na próxima semana, com a instalação de placas informativas. A área destinada ao estacionamento de veículos ficará à esquerda da ciclofaixa. Os motoristas devem redobrar a atenção principalmente ao abrirem as portas dos carros, levando em consideração que ao lado há tráfego de bicicletas. A intervenção já foi adotada com sucesso em outras cidades. Neste primeiro momento após a implantação, o trânsito será observado para que, caso haja necessidades, a medida seja aprimorada.

Todo o entorno do aeroporto terá espaço exclusivo para trânsito de bicicletas, que é alto naquela região. A melhoria é resultado de trabalho conjunto do município com o governo estadual, por intermédio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Ao final do serviço o entorno do aeroporto terá cinco quilômetros de ciclofaixa. Rio Claro aderiu ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito em junho deste ano. Com a parceria, o município vai receber recursos da ordem de R$ 1 milhão do governo estadual para obras e ações educativas. A ampliação de ciclofaixas é a primeira etapa do projeto em Rio Claro. As outras duas etapas serão focadas na ampliação dos semáforos e na implantação de Cidade Mirim na sede da Guarda Civil Municipal, para ações de educação no trânsito.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito tem o objetivo de reduzir pela metade os óbitos em ruas e estradas até 2020. Os recursos liberados pelo governo do estado são provenientes de multas aplicadas pelo Detran. Os municípios contemplados devem aplicar o dinheiro em projetos elaborados com base nas informações do Infosiga SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), banco de dados mensal sobre acidentes de trânsito em território paulista.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.