Adriel Arvolea

O ensino técnico profissional está em alta. Com duração média de um ano e meio, acelera a inserção do aluno no mercado de trabalho. Mas não só por isso: as empresas valorizam a formação técnica, que alia teoria e prática. O mercado observa no profissional técnico a titulação e a experiência adquiridas no curso, o que lhe garante mais chances na disputa por emprego frente ao graduado recém-formado, que, na maioria das vezes, não dispõe da prática profissional.

Segundo avalia o professor-coordenador da Escola Técnica (Etec) Armando Bayeux da Silva, a relação do estudo com o trabalho tem sido valorizada tanto pela empresa como o mercado. “Sem essa proximidade do aluno com o conhecimento e aplicação de suas habilidades, fica difícil alcançar a empregabilidade. As empresas já exigem este pensamento. Não é só a crítica voltada ao mercado, mas a formação técnica para o mercado”, comenta Castro.

Na Etec Bayeux, além do ensino médio regular, são oferecidos os cursos profissionalizantes gratuitos: administração, informática, eletroeletrônica, eletromecânica, enfermagem, logística e mecânica. Administração é a modalidade mais concorrida. Em 2013, foram quatro candidatos para cada uma das 40 vagas. O resultado mais satisfatório é com relação às oportunidades que o técnico oferece. “O índice de empregabilidade dos nossos alunos chega a 75%. As empresas nos procuram e encaminhamos parte dos alunos para a entrevista”, explica.

Para quem busca qualificação profissional, a oportunidade é agora. A Etec Bayeux está com inscrições abertas para o vestibulinho do primeiro semestre de 2015. A instituição oferece 400 vagas em nove cursos. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br até o dia 7 de novembro. A taxa custa R$ 30,00.

Vagas

Os cursos com vagas abertas são: ensino médio (manhã) – 80 vagas; informática – integrado ao ensino médio (integral) – 40; técnico em administração (noite) – 40; técnico em eletroeletrônica (noite) – 40; técnico em eletromecânica (noite) – 40; técnico em enfermagem (tarde) – 40; e técnico em logística (noite) – 40. Para mais informações: (19) 3524-2330.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.