Ensaio de música abre mobilização do 1º Cadeiraço

86

Ednéia Silva

Os cadeirantes da ONG Mais Forte que a Deficiência vestem as camisetas azuis, que poderão ser compradas pelos participantes
Os cadeirantes da ONG Mais Forte que a Deficiência vestem as camisetas azuis, que poderão ser compradas pelos participantes

A mobilização para o 1º Cadeiraço de Rio Claro, que será realizado no sábado (9), já começa nesta sexta-feira (8). Haverá ensaio da música “Dias Melhores Virão”, do Jota Quest, que será cantada em Libras (Língua Brasileira de Sinais) no dia do evento. O ensaio acontece a partir das 18 horas na sede da ONG Mais Forte que a Deficiência, que fica na Avenida 30, número 1.210, entre as ruas 10 e 11, no bairro Santana.

Carla Hoffmann de Lima, presidente da ONG, comenta que o evento superou as expectativas. A venda de camisetas foi um sucesso. Quem não conseguir comprar a camiseta personalizada e quiser participar da passeata pode usar uma blusa azul, cor da entidade e de Rio Claro.

Carla explica que o Cadeiraço tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os direitos das pessoas com deficiência. Segundo ela, os deficientes têm direito de ir e vir, de estar em locais adequados, estacionar nas vagas reservadas sem que as mesmas estejam indevidamente ocupadas, e direito de trafegar pelas calçadas sem barreiras. Hoje, esse deslocamento é difícil e perigoso. A presidente comenta ainda que as lojas precisam promover a acessibilidade, nas entradas e saídas, e também nos provadores.

Carla afirma que o movimento é apolítico e aberto à população. A ideia é promover a conscientização e fazer com que a população se coloque no lugar dos deficientes. Para isso, quem quiser poderá participar da passeata usando cadeira de rodas e vivenciar as dificuldades de locomoção enfrentadas pelas pessoas com deficiência.

A concentração do 1º Cadeiraço terá início às 8h30 em frente ao coreto no Jardim Público e será encerrado em frente ao Shopping.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: