A sufocação ou obstrução das vias aéreas é a primeira causa de morte acidental de bebês até um ano de idade. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2017, 777 crianças de até 14 anos morreram vítimas de sufocação. Desse total, 581 tinham menos de um ano de idade.

O assunto repercutiu muito na cidade de Rio Claro no final da tarde da última quinta-feira (18), quando um bebê de apenas sete meses veio a óbito na cidade após se engasgar. O caso aconteceu no Jardim das Nações e, apesar da tentativa de socorro, a vítima, um menino, já chegou sem vida à Unidade de Pronto Atendimento da Avenida 29. Ele foi sepultado na tarde de ontem (19) no Cemitério Parque das Palmeiras.

Crianças menores de quatro anos estão particularmente mais vulneráveis a sufocações e engasgamentos, pois suas vias aéreas superiores (boca, garganta, esôfago e traqueia) são pequenas. Além disso, entre bebês, a falta de habilidade de levantar a cabeça ou livrar-se de lugares apertados coloca-os em grande risco. Já por exemplo quando um adulto engasga, ele tosse, uma atitude para expulsar o alimento da traqueia, mas a criança, muitas vezes, não tem esse reflexo estabelecido.

“Não são apenas alimentos, peças de brinquedos soltas também merecem atenção”, diz o tenente Fabio Giovani, comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro. Ele ainda afirma que primeiro passo para salvar uma criança que esteja engasgada é saber identificar quando o problema acontece: “Quando o engasgo é parcial, ele respira mais rápido, fica ofegante e chora. Se chora, significa que a respiração está presente. Já no caso de engasgo total, ele não tosse nem chora, fica roxinho e mais molinho”, explica.

A orientação é manter a calma, ligar para a emergência (SAMU 192 ou Bombeiros 193) e iniciar imediatamente, nos dois casos, a conduta para reverter o problema.

Fique atento

Principais causas de engasgo no bebê:

– Tomar água, suco ou mamadeira na posição deitada ou recostada; enquanto está mamando; quando os pais colocam o bebê deitado depois dele comer ou mamar sem ter arrotado ou regurgitado ainda; ao comer grãos de arroz, feijão, pedaços de fruta escorregadias; moedas e outras peças ou brinquedos pequenos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.