O Corpo de Bombeiros alerta para não fornecer alimentos ou água aos animais encontrados fora do habitat

Do Portal do Governo

Cuidados especializados ampliam as chances de retorno à natureza de animais silvestres encontrados em áreas ocupadas pelos seres humanos. No Estado de São Paulo, a Secretaria do Meio Ambiente conduz a gestão da fauna e orienta quem entra em contato com os bichos, que buscam, muitas vezes, locais de reprodução e alimentação.

A primeira recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros ou acionar a Polícia Militar Ambiental, pelo 190. As duas entidades possuem agentes preparados para lidar com a situação. O Disque Ambiente, pelo telefone 0800 113560, e o e-mail [email protected] também atendem demandas do tipo.

Nunca tente fazer a captura do animal, que pode reagir de forma agressiva caso se sinta ameaçado, por estar fora do habitat natural. O Corpo de Bombeiros alerta para não fornecer alimentos ou água, que podem ser prejudiciais.

Para ampliar a eficiência no setor, a Polícia Militar Ambiental realiza autuações e ações de prevenção em todo Estado, por meio da fiscalização de matas, rios, represas, unidades de conservação e do mar territorial.

A partir de 2014, a Secretaria do Meio Ambiente assumiu o controle total das atividades de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro, bem como dos procedimentos que envolvem a captura de animais em vida livre. Além disso, o órgão gerencia programas de soltura e monitoramento, além do manejo de populações de espécies no território estadual.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.