Empresas que forneceram hidrômetros ao DAAE podem fazer parte de cartel nacional

215

Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

Ministério Público local investigou supostas falhas na medição dos equipamentos adquiridos pela autarquia
Ministério Público local investigou supostas falhas na medição dos equipamentos adquiridos pela autarquia

Após o ultrapassado percalço relacionado a hidrômetros que “mediam ar”, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) deve encarar outra polêmica. De acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, pelo menos três fornecedoras de hidrômetros à autarquia estão sendo investigadas por formação de cartel nacional. De acordo com a assessoria de imprensa do Cade, foi instaurado um processo administrativo para apurar suposta prática de cartel (PA 08700.009165/2015-56) envolvendo as empresas investigadas: Elster, FAE, Itron, LAO, Sappel e Sensus; sendo que Iltron (foto), LAO e Sensus venderam equipamentos à autarquia rio-clarense.

“Os hidrômetros afetados pela conduta são os residenciais de baixa capacidade, projetados para a medição de água utilizada por pequenos consumidores e famílias, vendidos para empresas públicas de saneamento, tanto estaduais quanto municipais. Os indícios apontam que as empresas acordavam e/ou discutiam preços a serem praticados e dividiam o mercado e os clientes, estabelecendo metas de participação e quantidades para cada integrante do conluio. Além disso, há evidências de que as empresas trocavam informações concorrencialmente sensíveis sobre clientes e o mercado e combinavam preços, condições, vantagens ou abstenção em licitações públicas. Tais condutas anticompetitivas teriam ocorrido entre, pelo menos, 2010 e 2012. Caso sejam condenadas, as empresas poderão pagar multas de até 20% dos seus respectivos faturamentos brutos no ramo de atividade empresarial em que ocorreu a infração”, cita em nota oficial.

Já o Daae, em nota à Coluna, comenta que, “como todos os municípios brasileiros, Rio Claro precisa dos hidrômetros para fazer a medição de consumo de água nos imóveis. Os equipamentos são adquiridos das empresas fabricantes, a partir de processo licitatório. O Daae utiliza equipamentos de várias marcas, todas aprovadas pelo Inmetro, conforme segue: Itrón; Vector, Energiros, Sensus e Lao.

A logomarca da entidade fica na parte interna do visor do relógio e identifica que o aparelho foi fabricado obedecendo ao rigoroso padrão exigido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), definido pela Portaria n° 246 de 17 de outubro de 2000, do Inmetro. Além do teste do Inmetro, o Daae realiza teste adicional em laboratório creditado pelo Inmetro, atendendo ao edital de licitação e norma técnica ABNT NBR 15538”, comenta.

2 COMENTÁRIOS

  1. ***QUANDO UM PRESTADOR DE SERVIÇOS **PÚBLICO!!!ESCANCARA SEU CORAÇÃO BONDOSO>>E COMEÇA A DISTRIBUIR SERVITIOS DE TROCAS>>DE APARELHOS DE MEDIÇÃO !!!ASSIM COMO>>HIDRÔMETROS PODE ACREDITAR E MUITA ESMOLA PARA POUCO **SANTO***ESTA AUTARQUIA!!SIMBOLO O ORGULHO DO POVO DE RIO CLARO!!!D A.E.>>>QUE PASSOU A MAIOR PARTE DA SUA EXISTÊNCIA NÃO MÃOS, DE MAUS GESTORES!!!ESTAR ENVOLVIDO NESTAS SUPOSTAS MARACUTAIAS !!COM A MAFIA DAS COMPRAS DE HIDRÔMETROS****COM CERTEZA , NÃO CHEGA SURPREENDER A POPULAÇÃO***RIO CLARENSE*********HOJE >>D.A.E>>NAS MÃOS DA **ODEBRECHT***NÃO FOGE MUITO, DA MANEIRA **DESONESTA**DE CONDUZIR E CORROMPER OS SERVIÇOS, A QUE ELE E PRESTA A MAIOR PARTE DAS PREFEITURAS INTERIORANAS**INCLUSIVE A CIDADE DE***RIO CLARO** >>ESTE E O PERFIL**MAFIOSO>> PROPRIETÁRIO***MARCELO ODEBRECHT** QUE ESTA PRESO SENDO INVESTIGADO.POR DESVIOS DE DINHEIRO PUBLICO >>PROVENIENTE DA ESTATAL**PETROBRAS****UMA PENA QUE O **D.A.E***DA CIDADE DE RIO CLARO NAS MÃOS DE MAFIOSOS OPORTUNISTAS!!QUE COMO UM PARASITA >>SUGA DE MANEIRA INESCRUPULOSA!!UMA SOCIEDADE QUE PAGA PARA SER **ROUBADA*****
    QUANDO BATEREM EM SUA PORTA!!SENDO SERVIÇOS DO ***D,A,E>>OU DA ODEBRECHT>>>>>DIZENDO QUE VAI TROCAR DA SUA PROPRIEDADE<>SEM QUE ELE APRESENTE ***QUALQUER DEFEITO>>>>NÃO DEIXE>>>>REGISTRE UM BOLETIM DE OCORRÊNCIA!!!DEPOIS EXIJA UM CERTIFICADO DO **INMETRO**E DIREITO DO CONSUMIDOR>>>>ESTA MAFIA DOS HIDRÔMETROS VAI MUITO ALEM DE ASSALTAR O SEU BOLSO>>>>ESTAS REFERIDAS EMPRESAS FORNECEDORAS !!DESTES MEDIDORES PARA**LA**DE SUSPEITOS>>NADA MAIS E PARA LESAR AINDA MAIS OS CONSUMIDORES!!!!VOCÊ 50% ADE ÁGUA + 50% DE AR>>>>NÃO SEJA ENGANADO>>>>NÃO DEIXE TROCAR,O APARELHO MEDIDOR DE ÁGUA>>DA SUA CASA>>>A NÃO SER QUE ELE APRESENTE ALGUMA IRREGULARIDADE>>>TER POSSE DE UM CERTIFICADO DO INMETRO*CASO O VELHO APARELHO NECESSITE SER SUBSTITUÍDO!!!

    ***EXIGE O SEU DIREITO***FUJA DESTES LADROES OPORTUNISTAS****

  2. Há um mês foi trocado meu hidrometro, a principio não ia deixar trocarem mas perguntei ao funcionario se era obrigatório e ele disse que se não aceitasse trocar eles viriam em até um mês com uma ordem judicial, por fim acabei deixando e para minha surpresa a conta chegou esse mês e veio o dobro do valor! Um absurdo!

Qual sua opinião? Deixe um comentário: