Observatório da Criança e do Adolescente pode ser acessado pelo site observatoriocrianca.org.br

Ednéia Silva

Uma empresa de Rio Claro, Caiena – Desenvolvimento de Softwares criou um site que reúne, num mesmo lugar, os principais indicadores sociais de crianças e adolescentes (0 a 18 anos). A plataforma Observatório da Criança e do Adolescente foi criada em parceria com a Fundação Abrinq e lançada no último dia 7. Os dados podem ser acessados pelo endereço observatoriocrianca.org.br.

A design Isabela Mantelli faz parte da equipe que criou a plataforma. Ela conta que nessa primeira etapa foram disponibilizados os dados estaduais que podem ser consultados pela população. As informações de várias fontes (públicas e privadas) foram unificadas no portal. Na segunda fase, prevista para 2016, serão liberados os indicadores regionais e municipais.

Observatório da Criança e do Adolescente pode ser acessado pelo site observatoriocrianca.org.br
Observatório da Criança e do Adolescente pode ser acessado pelo site observatoriocrianca.org.br

Os dados disponíveis são referentes a indicadores de saúde, educação, cultura e lazer, medidas socioeducativas, moradia, registro civil, sistema de garantia de direitos, população, renda, violência, saneamento básico, trabalho infantil, entre outros temas. Com base nas informações, é possível criar gráficos, comparar dados, ou seja, promover várias formas de uso.

A designer comenta que o site foi desenvolvido de maneira simples e intuitiva para facilitar a busca de dados por qualquer pessoa. “A plataforma é uma ferramenta acessível para qualquer usuário”, comenta.

A ideia de criar o site partiu da Fundação Abrinq. A Caiena já tinha realizado trabalho parecido com dados do Plano Nacional de Educação (PNE). A entidade conheceu a plataforma e procurou a empresa com a proposta de criar algo parecido com dados sobre crianças e adolescentes. Assim surgiu o Observatório da Criança e do Adolescente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.