A Central de Acesso Avançado em Saúde (CAAS), em Rio Claro, completa neste sábado (17) um mês do seu lançamento, tendo como um dos méritos o melhor aproveitamento das vagas de consultas na rede pública municipal de saúde.

Neste período o serviço recebeu mais de 5.000 ligações e fez contato com 7.892 pacientes para confirmações de consultas.

“O serviço realizado pela central é fundamental para que o paciente certo seja atendido no lugar certo e, nos casos não urgentes, este atendimento deve ser feito nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Desde que o serviço foi implantado, a Fundação Municipal de Saúde identificou aumento gradativo no agendamento de consultas. De 18 de agosto a 15 de setembro, primeiro mês da central, o agendamento de consultas foi 11,8% maior que de 17 de julho a 15 de agosto.

Além disto, dos 7.892 contatos feitos para confirmação, 621 consultas foram canceladas pelo paciente, liberando o horário daquela consulta para que outra pudesse ser agendada. Dessa maneira, a ferramenta contribui na redução do absenteísmo, ou seja, nas faltas dos pacientes às consultas. Essas faltas atrapalham a dinâmica dos atendimentos, já que o horário poderia ser destinado a alguém que precisa do atendimento.

“A expectativa é que os resultados sejam cada vez melhores à medida que a comunidade fique mais familiarizada ao serviço”, observa Ana Paula Branco, diretora de tecnologia da informação e inovações da Fundação Municipal de Saúde.

A Central de Acesso Avançado em Saúde atende pela linha telefônica 0800 019 09 99, de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas. Além do telefone, a central também conta com chat, que pode ser acessado por meio da página da Fundação de Saúde (saude-rioclaro.org.br).

“Esse serviço inovador foi implantado para modernizar o atendimento e demonstra o planejamento na gestão pública”, afirma o prefeito Gustavo.

O contato telefônico com a central se dá por meio de ligação gratuita. O usuário deve usar exclusivamente o serviço para agendar a consulta nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. O mesmo vale para reagendamento e cancelamento de consultas. Além das consultas médicas e de enfermagem, também são feitos por telefone os agendamentos de papanicolau e primeira consulta odontológica.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Grupo JC celebra 20 anos de revista

Rio Claro: tempo ensolarado e calor de 32°C hoje