Carine Corrêa

Manifestantes da APEOESP durante ato pelo aumento de salário da categoria em São Paulo na última sexta-feira (13)
Manifestantes da APEOESP durante ato pelo aumento de salário da categoria em São Paulo na última sexta-feira (13)

Os dados referentes a adesão dos professores da rede estadual, à greve repassados pela Secretaria Estadual de Educação e do Sindicato dos Professores da Rede Estadual Paulista (Apeoesp), são divergentes. Se por um lado, a pasta afirma que no Estado a adesão à greve é de apenas 2,6%, por outro, o sindicato estima que 20% dos professores tenham aderido ao movimento que teve início nessa segunda-feira (16).

No município, segundo Ademar de Assis Camelo, diretor da Apeoesp Rio Claro, apenas dois professores aderiram ao movimento. “Dos mais de mil docentes que integram a rede estadual da cidade, poucos compareceram na reunião dessa segunda-feira, realizada na sub-sede da Apeoesp”, ressalta Ademar. Ele informa que está programada para esta quarta-feira (18), uma nova reunião com os professores. O encontro acontecerá às 10h na sub-sede da Apeoesp. “Estamos trabalhando na construção de um comando da greve, formado por alguns representantes das unidades da rede estadual de Rio Claro”, explicou.

Ademar Camelo ainda ressalta que a fase atual é de construção do movimento, com o objetivo de alcançar mais membros da categoria. “Serão reivindicações que, se atendidas, beneficiarão toda a categoria”, completou.

A Secretaria Estadual de Educação foi consultada sobre a possibilidade das aulas serem interrompidas com a greve. No entanto, informou que “as escolas estão abrindo normalmente e não há nenhuma escola específica que não tenha tido aula”.

A pasta ainda diz que a orientação é que os pais continuem levando seus filhos as escolas. Segundo a secretaria, o número de professores que aderiram à greve em todo Estado é “muito baixo no que diz respeito a quantidade de professores que existe”. Ao todo, são 20 unidades em Rio Claro que integram a rede estadual e 14,2 mil alunos matriculados nessas escolas. Três unidades recebem alunos em tempo integral no município.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%