O município de Rio Claro passou a contar com o Centro de Inovação Tecnológica, inaugurado na manhã de quinta-feira (18), e que terá como foco o apoio aos empreendimentos de base tecnológica. “O profissionalismo das equipes da Unesp e Fundunesp certamente trará grande contribuições para o sucesso deste empreendimento no qual a prefeitura se sente feliz em estabelecer a parceria”, afirmou o prefeito Gustavo ao destacar a parceria que a prefeitura fez com a Universidade Estadual Paulista e com a Fundação para o Desenvolvimento da Unesp.

“Esta é mais uma ação para acelerar o desenvolvimento de Rio Claro, e a prefeitura manterá diálogo aberto com as instituições e setores produtivos, atuando como facilitadora e incentivadora de novos empreendimentos”, afirmou Gustavo.

Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp, Edson Denis Leonel destacou a retomada da inovação no campus de Rio Claro que agora dá mais um importante passo e sugeriu que o centro seja denominado Prof. Peter Christian Hackspacher, em homenagem ao grande nome da geologia mundial que teve atuação no município.

O coordenador do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla), Farid Nourani, afirmou que a iniciativa de instalação do centro deverá acelerar o processo de transmissão de conhecimento da universidade à comunidade. O coordenador do Ambiente de Empreendedorismo e Inovação da Unesp, Giovani Fornereto Gozzi, disse que as inovações também deverão abranger as áreas ambiental e social. “O trabalho em Rio Claro poderá ser constituir numa referência estadual e trará benefícios e riquezas para a comunidade”, ressaltou Edson Antonio Capello Sousa, presidente da Fundunesp.

Assessor da Agência Unesp de Inovação, Marcelo Ornaghi Orlandi falou de sua expectativa de que no centro de inovação de Rio Claro surjam muitas patentes, gerando novos produtos e recursos financeiros.

Anderson Christofoletti, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, disse que Rio Claro está fortalecendo o ecossistema de inovação e ressaltou a receptividade das instituições parceiras.

O vice-diretor do Instituto de Biociências da Unesp, Henrique Ferreira, afirmou que o centro poderá identificar demandas de serviços e oferecer inovações para atendê-las. O vereador Adriano La Torre destacou a importância da Unesp na parceria e se mostrou otimista com os resultados que o centro de inovação trará para o município. O vereador Vagner Baungartner também participou do evento.

Tendo como “porta de entrada” a Sala de Inovação Tecnológica localizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro de Inovação Tecnológica oferecerá capacitações, mentorias, acesso à plataforma pública de inovação, coworking público e conexões entre os agentes do ecossistema de inovação municipal. O atendimento na sala, na Rua 6 com Avenida 46 no NAM, será das 9 às 12 e das 13 às 16 horas. Informações pelo telefone (19) 3522-1955.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.