Cirurgias que não são consideradas de urgência, como catarata, de varizes ou de próstata, serão reguladas com base em uma fila única em todos os Estados do País.

Com os custos pagos pela prefeitura, o hospital Santa Filomena vem realizando desde o mês passado uma série de procedimentos médicos, como cirurgias de hérnia, retiradas de útero (histerectomias), cirurgia de hemorróida e retirada de vesícula biliar (colecistectomia). Os serviços são realizados a partir da parceria firmada com a prefeitura de Rio Claro. O contrato foi feito por chamamento público para atender pacientes na fila de espera por cirurgias eletivas, e faz parte do programa Mais Saúde, implantado pelo município neste ano com uma série de ações para melhorar e tornar mais ágil o atendimento na rede pública.

“Com essa parceria estamos oferecendo excelente atendimento aos usuários do SUS e mostrando que há alternativas para que a população tenha acesso a um direito fundamental, que é a sua saúde e a de sua família”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Segundo o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, a pasta está se organizando para que os encaminhamentos ao hospital sejam intensificados a partir de janeiro. “O trabalho do Santa Filomena é conhecido por sua excelência e qualidade”, destaca.

O hospital particular foi o vencedor do edital de chamamento público aberto pela Secretaria Municipal de Saúde em abril deste ano visando o credenciamento de entidades filantrópicas, entidades sem fins lucrativos e de empresas privadas para a realização dessas cirurgias.

“Além de diminuir sensivelmente a fila de espera, vamos evitar que muitos casos se tornem emergenciais”, observa o secretário de Saúde.

Todos os procedimentos realizados pelo Santa Filomena na parceria com o município são pagos pela prefeitura em valores previstos na tabela do SUS, o Sistema Único de Saúde. O hospital Santa Filomena recebe os pacientes previamente agendados pela Central de Regulação da Fundação de Saúde.

O programa Mais Saúde da prefeitura inclui outras ações como a iniciativa Farmácia Todo Dia, com distribuição de remédios também aos fins de semana e feriados, a retomada de obras de seis unidades de saúde da família que foram abandonadas na administração anterior, a reativação do gabinete dentário móvel, nova dinâmica de trabalho com a Santa Casa, agora com metas de atendimento e o Espaço Mais Saúde, complexo médico-hospitalar onde são feitos consultas, exames e cirurgias de pequena e média complexidades.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.