Neblina cobriu toda a cidade durante a manhã de segunda-feira (27), em Rio Claro

Laura Tesseti

Neblina cobriu toda a cidade durante a manhã de segunda-feira (27), em Rio Claro
Neblina cobriu toda a cidade durante a manhã de segunda-feira (27), em Rio Claro

Uma forte neblina tomou conta da cidade na manhã de segunda-feira (27). Segundo informações do Ceapla – Centro de Análise e Planejamento Ambiental da Unesp de Rio Claro, esse fenômeno acontece pois o ar, quando está quente e úmido e entra em contato com uma superfície fria, se condensa, formando as nuvens.

Inverno chuvoso

Na região de Rio Claro, o inverno costuma ser frio e seco, mas neste ano o cenário mudou. No mês de julho, ainda segundo o Centro de Análise e Planejamento Ambiental da Unesp, as chuvas atingiram 41,7 milímetros, bem acima do ano passado, quando foram registrados 18,7 milímetros.

A temperatura mínima, registrada à 1h20 da madrugada, foi de 12.4°C. A semana promete não ser muito quente, mas também as chuvas estarão distantes até o final da semana.

Bastante comum durante o inverno, a neblina prejudica e muito os motoristas que precisam sair logo pela manhã, tanto na cidade quanto nas estradas. Danilo de Almeida Kuroishi, responsável pela Defesa Civil, fala sobre cuidados ao enfrentar a neblina.

“É preciso que os motoristas redobrem a atenção, as lanternas dos veículos sempre ligadas, respeito pela velocidade regulamentada na via ou na estrada, e é fundamental manter uma distância segura dos veículos da frente”, fala. É aconselhável que, em caso de neblina na estrada, os motoristas não parem os veículos no acostamento.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA