Docentes e servidores em manifestação nessa quarta (15)

Da Redação

Docentes e servidores em manifestação nessa quarta (15)
Docentes e servidores em manifestação nessa quarta (15)

Na manhã dessa quarta-feira (15), docentes e servidores da Universidade Estatual Paulista (Unesp) de RC, realizaram ato público em frente a portaria principal da universidade. As atividades nesta data foram paralisadas em virtude do protesto. A decisão foi tomada durante uma assembleia.

Segundo nota encaminhada pela Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp) e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Unesp (Sintunesp), “a proposta de paralisação inclui uma solicitação aos departamentos para que organizem uma agenda de debates internos”. Entre os questionamentos dos manifestantes, constam pautas como a suspensão de contratações de professores e contratações em RTC e RTP de professores para ministrarem aulas na graduação, sem tempo para atividades de pesquisa e extensão.

Sobre esses temas, a assessoria de imprensa da universidade informou que “estão suspensas as contratações que não foram protocoladas nas unidades até 8 de abril de 2015. Estão mantidas as 50 vagas previstas para contratação no segundo semestre pela Unesp. Ainda será feito um estudo sobre quais unidades serão atendidas”.

Já em relação as contratações em RTC e RTP, disse em nota que “a política da Unesp é de contratar preferencialmente em RDIDP (Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa) o que inclui atividades de pesquisa e extensão. Qualquer contratação nos regimes RTC e RTP só é feita quando as unidades assim o solicitam”. Após a manifestação na Unesp, um grupo seguiu para a Apeoesp para participar da carreata em apoio à greve dos professores da rede básica.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.