Ramon Rossi

A UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento) “Elisa Sbrissa Franchozza”, localizada na região leste de Araras conta, agora, com um novo espaço que vai melhorar a qualidade do atendimento na sala de espera da Pediatria: uma brinquedoteca. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Araras com a FHO/Uniararas, com supervisão dos alunos do curso de Enfermagem da instituição de ensino superior.

 De acordo com informações do Hospital Municipal, a brinquedoteca supervisionada tem como objetivo humanizar a assistência à saúde e promover o lúdico.

Para o diretor administrativo da UPA, Jonas Alves Araújo Filho, este é um projeto simples, mas muito importante ao desenvolver atividades específicas para crianças, sendo que estas muitas vezes ficam impacientes, ansiosas e com medo antes da consulta.

“Muitos hospitais já contam com esse espaço mostrando que as atividades tiram o foco da doença e da dor, além de que através da pintura e desenho as crianças podem se expressar, demonstrando seus medos e angústias”, comentou ele.

O novo espaço será supervisionado pelo professor Rogério Marchete. Seis alunos de Enfermagem participam do projeto: Aline, Leticia, Maria Beatriz, Nayara, Nicole, Roberta. A Coordenação de Enfermagem da UPA, atualmente, é de Ieda Mussarelli.

         A UPA faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária e oferece uma estrutura hospitalar simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames, sala de emergências e leitos de observação. Se necessário, o paciente é estabilizado e encaminhado para a Santa Casa, hospital de referência, para realização de procedimentos de alta complexidade, onde existem leitos de internação e UTI. A unidade localiza-se no bairro José Ometto II, Avenida Irineu Carroci, 400.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.