Ramon Rossi

Em Araras, 5.673 famílias contam, todo mês, com o auxílio do Bolsa Família e recebem, em média, R$ 186,44 mensalmente do programa, que é voltado a pessoas que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza desde que tenham crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos. No Cadastro Único – instrumento que identifica as famílias em situação de baixa, há 13.272 famílias inscritas.

No município, a prefeitura, por meio da Secretaria de Ação em Inclusão Social realiza projetos, serviços, programas e benefícios que são realizados junto com as famílias em situação de vulnerabilidade social. Várias parcerias foram firmadas com Governo Federal e Estadual, além da Fundação Hermínio Ometto, Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Cooperativa de Reciclagem de Araras.

“Em todas as regiões do município os servidores da Secretaria realizam atendimentos, acompanhamentos, oficinas e ações comunitárias, por meio, do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)”, comentou a diretora de departamento de Proteção Social Especial, Bianca Rodrigues de Oliveira.

Na região leste são atendidas 41 famílias pelo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), 311 pelo Programa Renda Cidadã, 28 pelo PAF  (Programa de Atendimento Familiar), 34 pelo Pró Alfabetização e 20 adolescentes pelo Programa Ação Jovem. “

Na região sul, a Secretaria de Ação e Inclusão Social realiza, por meio do CRAS acompanhamento à 51 famílias pelo PAIF, 139 pelo Programa Renda Cidadã, 51 pelo PAF, 39 pelo Pró Alfabetização e 53 adolescentes pelo Programa Ação Jovem.

Na Região Norte são 130 famílias atendidas pelo PAIF, 183 pelo Programa Renda Cidadã, 63 pelo PAF, 61 pelo Pró Alfabetização e 27 adolescentes pelo Programa Ação Jovem.

Além disso, em uma parceria com o FUSS (Fundo Social de Solidariedade de Araras), foi implantado no Centro de Convivência da Terceira Idade com um trabalho de ginástica corporal com musicalidade, e artesanato (pintura em guardanapos) com a frequência de aproximadamente 60 idosos por semana.

A Secretaria por meio do CREAS faz um acompanhamento de 53 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa ofertando atendimento técnico individual e coletivo para os adolescentes e suas famílias.

A Secretária, em Araras, fica na na Rua 13 de Maio, nº 175, no Centro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.