Em agosto, Rio Claro passará a ter o Centro Integrado Multidisciplinar

Em agosto, Rio Claro passará a ter o Centro Integrado Multidisciplinar

A prefeitura de Rio Claro está finalizando a adequação e reforma de prédio na Rua 4, no bairro Vila Operária, para colocar em funcionamento o Centro Integrado Multidisciplinar (CIM). “Será um reforço importante nos serviços que a prefeitura oferece para o ensino de crianças, adolescentes e adultos com transtorno específico de aprendizagem”, avalia o prefeito Gustavo.

A nova unidade municipal é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, que irá gerenciar os trabalhos numa parceria com as secretarias municipais da Saúde, Desenvolvimento Social e da Administração.

“Vamos congregar em um único local o atendimento multidisciplinar, constituído de profissionais que desenvolverão ações voltadas à qualidade do processo ensino-aprendizagem”, afirma a secretária da Educação, Valéria Velis. “Vamos receber crianças, adolescentes e adultos da rede municipal de ensino que apresentem Transtorno Específico de Aprendizagem”.

Para reformar o prédio onde funcionará o CIM, o município está investindo aproximadamente R$ 135 mil. O término da obra está previsto para o mês de julho e a inauguração deverá ser em agosto.

O Centro Integrado Multidisciplinar será composto por profissionais de diferentes áreas, como psicopedagoga, assistente social e psicóloga. A Fundação Municipal de Saúde irá conceder profissionais de terapia ocupacional e de fonoaudióloga, que irão contribuir para novos encaminhamentos, diagnóstico, intervenção e melhoria do ensino e aprendizagem dos estudantes com transtorno específico de aprendizagem. “Esses profissionais fornecerão informações e conhecimentos para as famílias dos alunos e aos profissionais da escola”, explica Valéria.

Além desses profissionais, a equipe do CIM terá uma coordenadora, funcionários cedidos pela Secretaria do Desenvolvimento Social como agente educacional, agente de alimentação escolar e agente da limpeza. A Secretaria Municipal da Administração irá ceder um assistente de gestão.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.