A morte de um cabeleireiro essa semana em Rio Claro após ser atropelado por um motorista em alta velocidade e que estava sob o efeito de álcool chamou a atenção para a imprudência que muitos ainda insistem em ter quando estão em um veículo. O autor está preso e teve a prisão em flagrante convertida para preventiva por pelo menos 30 dias.

Um levantamento da Polícia Civil de Rio Claro apontou que no ano passado as autoridades registraram em média uma ocorrência de embriaguez ao volante a cada três dias.

Veja os dados:

OCORRÊNCIAS POLICIAIS RELATIVAS AO TRÂNSITO – ANO 2022

  1. 23 vítimas de homicídio culposo na direção de veículo automotor, sendo 1 delas prisão em flagrante por homicídio culposo, tráfico e embriaguez ao volante
  2. 946 vítimas de lesão corporal decorrente de acidente de trânsito
  3. 103 ocorrências de embriaguez ao volante, sendo destas 51 pessoas presas em flagrante.

Procurado, o comando do 37° BPM/I informou que possui etilômetros, mas não informou a quantidade, calibrados para a fiscalização de trânsito em Rio Claro e região: “A utilização dos equipamentos se faz sempre que necessário, ao nos depararmos com um indivíduo apresentando sinais de embriaguez. É direcionada uma viatura equipada com o etilômetro para o local da ocorrência para que seja aferida a alcoolemia do condutor, porém alguns motoristas se recusam a ser aferidos e são autuados pela recusa, conforme Código de Trânsito Brasileiro. Possuímos semanalmente agendas de Operações para o combate à alcoolemia e o assunto também é tratado em reuniões de análise criminal. Algumas das Operações ocorrem em conjunto com o DETRAN e a Polícia Civil, sendo chamadas de “Operação Direção Segura Integrada”, pontuou a nota enviada ao Jornal Cidade.

Sobre a ocorrência que resultou na morte do cabeleireiro Osmir Moreira, 70 anos, a Polícia Militar, que inclusive atendeu a ocorrência, lamentou muito o fato e fez um alerta para que os motoristas tenham empatia, sejam conscientes, prudentes e que respeitem as normas de trânsito.

Já a Guarda Civil Municipal disse que não realiza este tipo de abordagem com etilômetros (os conhecidos bafômetros), afirmando que a aplicação destes testes cabem à Polícia Militar: “Quando constatado que há possibilidade de embriaguez por parte do condutor de veículo, a GCM faz o encaminhamento à autoridade policial para as providências”, comunicou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.