O período de férias escolares começou, e com as crianças e adolescentes permanecendo por mais tempo em casa, o consumo de energia elétrica pode aumentar. Diante do uso excessivo de televisores, videogame, tablets, dispositivos móveis, a Neoenergia Elektro dá dicas de como evitar desperdícios sem perder a diversão. Desligar a televisão da tomada quando não estiver assistindo, apagar as luzes quando o ambiente estiver vazio, retirar os aparelhos de jogos e computador da tomada. Essas são  pequenas atitudes que podem ajudar a reduzir o consumo durante o mês de férias escolares. Confira algumas dicas para usar a energia com consciência nesse período:

Televisão: Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada, programando para desligar automaticamente.  

Computadores e Notebooks: esses aparelhos são preparados para trabalhar durante horas seguidas, mesmo assim é importante desligá-los. Evite o modo stand-by, pois também consome energia. Utilizar o recurso de economia do monitor pode ajudar.

Iluminação da casa: Dê preferência às lâmpadas de LED que são mais econômicas, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes. Evite deixá-las ligadas durante o dia.

Carregamento de celulares: Não deixar os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados sem o aparelho. Essas atitudes provocam o desperdício de energia.

Geladeira: Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia. Além disso, uma dica é deixar um litro com água com gelo fora da geladeira para a criançada.

Durante viagens: se você vai viajar e a casa vai ficar vazia, a dica é retirar todos os equipamentos eletrônicos da tomada (exceto aqueles que guardam alimentos ou estejam refrigerando algum tipo de comida, como geladeiras ou freezers). Além de oferecer mais segurança, desconectar os aparelhos das tomadas evita o consumo de aparelhos no modo stand-by, resultando em economia de energia.  

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Falecimentos: confira a necrologia de 18/04/2024