A reportagem do Jornal Cidade traz os 30 candidatos a deputados federais e estaduais mais votados no município de Rio Claro na eleição de domingo (2). Conforme matéria publicada no JC, nenhum dos candidatos pela própria cidade conseguiu êxito em se eleger, mostrando hábito dos eleitores rio-clarenses de apoiarem políticos de outros municípios.

Na listagem entre os candidatos que disputaram uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília, das três dezenas de nomes 19 conseguiram se reeleger ou se eleger pela primeira vez. Já entre os que buscaram uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, entre os 30 mais votados em Rio Claro, foram 21 reeleitos ou eleitos. Dados divulgados pela Justiça Eleitoral apontam que Rio Claro tem 156.393 eleitores aptos a votar.

Segundo o levantamento, no entanto, foram dados 100.696 votos válidos a candidatos a deputados federais pelos munícipes. Desse total, apenas 11.690 foram para candidatos propriamente de Rio Claro, enquanto 88.685 votos para os de fora. Se for considerar os votos sub judice, aumentariam 321 votos para candidato local, no caso, Sérgio Litholdo. Já os votos válidos aos candidatos a deputados estaduais no geral foram 103.477. Desse total, 48.063 votos foram para rio-clarenses, enquanto 54.874 para os de fora da cidade.

Confira a lista dos mais votados abaixo:

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.