Uma assembleia virtual foi realizada entre os profissionais da rede pública municipal de ensino para se debaterem reivindicações e necessidades para o retorno das aulas presenciais nas escolas de Rio Claro. O encontro, na noite de quarta-feira (11), contou com cerca de trezentos servidores públicos.

Há cerca de um mês que a Prefeitura, através do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), informou que as aulas deverão voltar em breve, sem indicar uma data exata. Paralelamente, a Câmara Municipal vem pressionando para que se defina o retorno, em cobrança grande para que as aulas voltem de forma presencial.

Entre as propostas deliberadas pelos educadores está o encaminhamento ao Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Rio Claro (Sindmuni) de ofício solicitando nova assembleia com a categoria, incluindo requerer ao Sindicato que o mesmo acione o Ministério Público para evidenciar precariedades nas escolas alegadas pelos funcionários.

A solicitação para que a secretária de Educação, Valéria Velis, homologue a deliberação do Conselho Municipal da Educação para a volta às aulas em consonância com a ampla vacinação da população foi reiterada, assim como encaminhar à própria Secretaria Municipal da Educação quanto à falta de insumos e demais materiais, além da ausência de servidores de serviços gerais nas escolas.

Uma reunião com a Comissão Intersetorial de Acompanhamento do Retorno às Aulas (CIAR), criada ainda no governo anterior, está sendo reivindicada para que se explanem, em audiência, os planos sanitário e pedagógico entregues aos profissionais da rede pública.

A questão do transporte escolar também foi debatida. Os profissionais alegam que há necessidade de se verificar a fiscalização quanto à segurança das crianças no deslocamento às escolas e que as próprias empresas de transporte escolar devem se responsabilizar pela adoção dos protocolos.

Presidente do Sindicato diz que entidade está a par de situação e fala em ‘politização’ do tema

A reportagem do Jornal Cidade entrou em contato nessa quinta-feira (12) com o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Rio Claro (Sindmuni) para consultar a respeito das reivindicações aprovadas na assembleia dos profissionais da rede pública municipal da Educação.

Segundo Tu Reginato, presidente da entidade, o órgão está acompanhando as discussões através da diretoria da área de educação do próprio Sindmuni. “A nossa diretora Luciana Santos está trabalhando no assunto, não parou nenhum dia. A partir das solicitações desses servidores, iremos avaliar conforme o estatuto do Sindicato”, afirma.

O sindicalista informou ainda que “o prefeito está fazendo a contratação de funcionários e comprando materiais e insumos necessários. O Ministério Público está acompanhando tudo. As aulas devem retornar presencialmente quando tiver segurança”, acrescenta Reginato.

Tu, no entanto, diz que a discussão sobre a possibilidade da volta das aulas presenciais na rede pública municipal não deve ser utilizada politicamente neste momento. “Não vamos permitir que isso se torne um problema político. E nem o Sindmuni será utilizado politicamente”, declara, reiterando que a rede de ensino tem cerca de 2 mil funcionários públicos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.