Bate-papo Cultural é um evento aberto ao público e será realizado na sede do Arquivo (Foto: arquivo JC)

Divulgação

Bate-papo Cultural é um evento aberto ao público e será realizado na sede do Arquivo
Bate-papo Cultural é um evento aberto ao público e será realizado na sede do Arquivo

A 76ª edição do Bate-papo Cultural, que tem como pauta a educação no Brasil, será realizada nesta terça-feira, às 20 horas, no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. O evento será aberto ao público e conta também com o lançamento da coleção de cartões-postais “Praças de Rio Claro”.

A pedagoga Rosa Fátima de Souza Chaloba é a convidada para proferir a palestra do Bate-papo Cultural. Com o tema “Educação Brasileira: História e Perspectivas”, a pesquisadora abordará três momentos históricos considerados cruciais para o desenvolvimento da educação pública no Brasil: o início do período republicano, os anos 30 e 40 do século XX e os anos 70, quando a reforma federal do ensino de 1° e 2° graus modifica a estrutura e a cultura da educação básica no País.

Doutora em Educação pela USP, Rosa Chaloba fez pós-doutorado na School of Education – University of Wisconsin, nos EUA, e estagiou em universidades na Espanha e em Portugal.

No encontro a professora lançará o livro “Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil” – investigações comparadas sobre a escola graduada (1870- 1930), como uma das organizadoras da edição. Os interessados poderão adquirir o livro no local pelo preço de trinta reais.

A nova coleção de cartões-postais do Arquivo homenageia as praças públicas de Rio Claro e também será lançada na noite cultural. Composta por dez postais, a coleção traz 14 fotografias coloridas e atuais das principais praças da cidade e três imagens antigas dos jardins, em preto e branco.

O lançamento do livro sobre as escolas municipais de Rio Claro, que aconteceria no mesmo dia, foi postergado para o próximo mês. Além deste livro, o Arquivo Público está preparando mais duas publicações para serem distribuídas em novembro, que incluem a Revista e a Agenda Rio-clarense 2015.

O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro está localizado na Rua 6, nº 3.265, Alto do Santana, no NAM – Núcleo Administrativo Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522-1935.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%