Mais de três mil alunos dependem de transporte escolar para irem às aulas. Pregão para atender Secretaria de Educação acontece nesta sexta-feira.

A Prefeitura de Rio Claro realiza nesta sexta-feira (17) pregão eletrônico para a contratação de uma nova empresa para transporte escolar de alunos da rede pública municipal de ensino. O contrato com a atual prestadora do serviço, Sancetur, chega ao fim no sábado (18) após cinco anos. Ao longo do período, quase R$ 50 milhões foram pagos pela Secretaria Municipal de Educação para atender a essa necessidade.

De acordo com o novo edital publicado pela municipalidade, o serviço visa transportar 3.211 alunos em 8.591 quilômetros operacionais, sendo 285 viagens, ida e volta, por dia. “O município tem uma área territorial bastante extensa, sendo uma grande parte da zona rural. Em função da considerável área territorial, torna-se necessária a instituição de um programa eficiente de transporte escolar, de modo a viabilizar a frequência dos alunos às unidades e séries compatíveis com suas idades e locais de residência”, justifica a pasta da Educação.

A seleção da contratada, conforme a licitação, será feita dentro de critérios que envolvem capacidade técnica, experiência comprovada, disponibilidade de veículos, equipamento e pessoal adequados, além de uma condição econômico-financeira suficiente para o transporte dos alunos. Uma das condições previstas no edital é de que a frota tenha no máximo 10 anos de vida útil para o início do contrato. Cada veículo deverá contar com motorista e monitor.

A frota mínima necessária é de 105 veículos, sendo 66 ônibus com capacidade para 36 lugares sentados, 22 veículos tipo miniônibus, com capacidade para 20 lugares sentados, e 17 micro-ônibus, com 14 lugares sentados. As rotas que mais requerem veículos, sendo três cada, é o grupo de trajeto para o Jardim Centenário e Maria Cristina, além do trajeto Bom Retiro e Novo Wenzel, ainda, para a Escola Agrícola, por fim, também a região Boa Vista e Santa Maria.