Ecoponto no Jardim São Paulo

A implantação do novo ecoponto no Distrito de Ajapi, em Rio Claro, deve sair ainda este ano do papel. É o que estima o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o secretário Ricardo Gobbi e Silva. Nesta semana, a Câmara Municipal aprovou um requerimento de autoria do vereador Paulo Guedes (PSDB) em que solicita o referido serviço. Demais parlamentares criticaram o Poder Executivo pela demora na implantação.

“Já havia sido feito o decreto delimitando o local. Agora, estamos na fase da confecção do projeto executivo junto à Secretaria Municipal de Obras, como o modelo a ser instalado e a dimensão dos custos. Este projeto deve ficar pronto em até 20 dias”, destaca Gobbi à reportagem do JC. A partir do projeto concluído, será promovido o estudo para a busca do recurso para que seja efetivada a instalação do ecoponto no distrito.

“Poderemos fazer com base de contrapartida de algum empreendimento no município ou com dotação orçamentária própria, que também existe. A demanda é justa e necessária. Quem administra os ecopontos é a Estre [empresa contratada para o serviço de coleta de lixo no município]. O que precisamos é dar a ordem de serviço para que contratem a operação do novo ecoponto. É possível usar emenda parlamentar para aplicar na construção do local, mas no nosso entendimento é que já aguardamos demais, então, independente de emenda, que se vier será bem-vinda, faremos com que o ecoponto saia. Resolveremos este ano”, completa.

Em reportagem publicada no início do ano pelo Jornal Cidade, a Secretaria de Meio Ambiente informara que, além do ecoponto para o Distrito de Ajapi, também há a previsão para a implantação do serviço no Distrito de Assistência e no bairro Bonsucesso. Ainda de acordo com o secretário, num primeiro momento a Prefeitura está focando no primeiro distrito e, uma vez resolvido, será avaliado qual dos outros dois será o segundo passo.

Atualmente o município já conta com outras seis unidades de ecopontos espalhadas pelos bairros e o edital que visou à contratação da empresa Estre prevê a ampliação desse número de ecopontos em Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.