No início da manhã desta quarta-feira (26), os brasileiros poderão ver um eclipse lunar, que é quando Sol, Terra e Lua se alinham e o planeta faz sombra sobre o satélite. A fase total, no entanto, será mais difícil de assistir devido à luminosidade e por causa do próprio curso do fenômeno.

O eclipse começa às 6h47. A fase da umbra, quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua, tem início às 7h44. Às 8h11, o satélite estará na fase total máxima, até as 8h25: 14 minutos. A fase parcial segue até às 9h52 e tudo termina às 10h49.

A Lua também estará próxima de seu perigeu , ponto de sua órbita mais perto da Terra. Por isso, ela parecerá maior para quem a observar da perspectiva do nosso planeta. Quando isso acontece, o fenômeno é chamado de ‘superlua’.

O efeito se dá pela refração de raios de luz solar que são desviados pela atmosfera da Terra e acabam chegando à Lua, mesmo encoberta pela sombra do nosso planeta.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Saiba como denunciar assédio sexual sofrido no trabalho

Rio Claro vacina contra a Covid a partir das 7h30