Em 2010, prefeito Du Altimari cumprimenta o presidente da Câmara, Michel Temer, e a candidata Dilma Rousseff (Arquivo)

Antonio Archangelo

Pela primeira vez, o prefeito Du Altimari (PMDB) reconheceu um novo cenário político. Defensor do governo federal arquitetado após uma costura feita entre PT e PMDB, o peemedebista tem como “padrinho” político o vice-presidente Michel Temer e comentou, a pedido do Jornal Cidade, a polêmica envolvendo a divulgação de uma carta que Temer enviou à presidente afirmando que era “um vice-decorativo” e exaltando a falta de confiança de Dilma no PMDB.

Para Altimari, que ainda não conversou com o vice-presidente, “é um novo capítulo neste processo que esperamos seja finalizado muito em breve, pelo bem dos brasileiros. Em Rio Claro, continuamos trabalhando, trabalhando e trabalhando nas melhorias e serviços de que a comunidade precisa”.

Para o prefeito, “as ações do vice-presidente Michel Temer são decisões que não cabem a mim julgar. Sempre que possível, Temer ajudou Rio Claro, como deputado federal e agora como vice-presidente, nos abrindo portas em Brasília. Este é um apoio que toda a cidade reconhece, assim como as obras e recursos que o município conseguiu no governo da presidente Dilma”, se esquivou da pergunta sobre a polêmica da carta.

Em 2010, prefeito Du Altimari cumprimenta o presidente da Câmara, Michel Temer, e a candidata Dilma Rousseff (Arquivo)
Em 2010, prefeito Du Altimari cumprimenta o presidente da Câmara, Michel Temer, e a candidata Dilma Rousseff (Arquivo)

“Na vida pública há 40 anos, aprendemos cedo que as configurações políticas são dinâmicas. Este processo contra a presidente Dilma ainda terá muitos capítulos, portanto as análises são sempre momentâneas e, esperamos, o final seja o melhor para o País. A possibilidade de impeachment não é a única dúvida em Brasília, o processo no TSE contra as contas eleitorais da presidente Dilma e de Michel Temer também poderia trazer grandes mudanças no cenário nacional. Isto tudo deveria ser resolvido logo, para o bem do Brasil, que não pode ficar paralisado em razão de disputas políticas. Defendemos o respeito à Constituição Federal e aos resultados das urnas, para que o País continue seu processo de solidificação da democracia. Qualquer situação diferente disto não tem o nosso apoio”, pontuou.

Questionado se o processo de impeachment está nas mãos do PMDB, Altimari comentou que “o assunto é amplo e complexo. Quem acompanha minimamente o assunto sabe que a decisão não é simples, exatamente por envolver várias forças políticas e institucionais, bem como a população”.

“Michel Temer é um político experiente, que conhece o jogo político e certamente continua sendo um quadro importante no cenário nacional”, concluiu Du Altimari.

O OUTRO LADO

Do outro lado, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Rio Claro foi procurado através do vice-presidente Marcos Prado, mas não se posicionou sobre a polêmica. Ao telefone, lembrou que “o partido seguirá os posicionamentos oficiais da sigla quando o assunto for nacional”.

Já a vice-prefeita Olga Salomão não atendeu as ligações da reportagem do JC para comentar a nova polêmica.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.