Indicação de especialistas é evitar entrar em sites de bancos ou em e-mails ao acessar wi-fi

Vivian Guilherme

Indicação de especialistas é evitar entrar em sites de bancos ou em e-mails ao acessar wi-fi
Indicação de especialistas é evitar entrar em sites de bancos ou em e-mails ao acessar wi-fi

Ao visualizar as placas que indicam o livre acesso à internet wi-fi gratuita, disponibilizada em restaurantes, shopping centers, cafés, academias de ginástica, entre outros, muitos leigos em informática questionam: é seguro conectar-se a uma rede livre? É possível alguém praticar crimes e utilizar as suas informações de forma equivocada? Afinal, o que o internauta deve fazer?

Adriel Levy Siqueira, analista de sistemas, explica que não existe nenhum sistema 100% seguro. Segundo ele, falhas nos protocolos de comunicação são encontradas constantemente e não se restringem a redes wi-fi.

Manter o antivírus e sistema operacional atualizados amenizam o problema e até evitam muitas dores de cabeça, segundo Adriel.

O analista de suporte Guilherme Alves dá algumas dicas de como proceder para evitar a invasão: “No caso de um celular, mantenha sempre atualizado, porque os desenvolvedores buscam consertar falhas de segurança. Coloque senha no computador, evite compartilhar arquivos, mantenha o firewall ativo, utilize redes apenas para o básico sem entrar em sites de bancos”.

Dennis Eduardo Zumpano, bacharel em Ciência da Computação, elaborou uma lista com algumas dicas:

Evite alguns sites – Evite acessar sites através dos quais pessoas mal-intencionadas possam se aproveitar para roubar dados e senhas. Se for acessar uma rede pública sem nenhum tipo de proteção, procure evitar atividades de risco. Isso significa fugir de qualquer coisa que atraia criminosos virtuais. Não faça compras online, não digite senhas, não fale de assuntos particulares e não mencione dados pessoais.

Antivírus – Certifique-se de que todos os seus gadgets (notebooks, tablets, smartphones) estejam protegidos com um software antivírus e que seja atualizado.

Classificação – Se o sistema operacional lhe der a opção de classificação da rede como de trabalho, doméstica ou pública, escolha a última opção. Isso habilitará recursos de proteção adicionais. Desative compartilhamentos de arquivos.

VPN – Quando você acessa a internet por meio de uma VPN, é como se entrasse por um túnel protegido e de acesso exclusivo. No entanto, a configuração não é simples e exige conhecimento avançado.

Atualizações – Mantenha seu sistema operacional e seus aplicativos atualizados para a versão mais recente, sempre. Normalmente as atualizações corrigem falhas e vulnerabilidades que poderiam permitir brechas para um possível ataque virtual.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.