Em entrevista ao programa Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan News de Rio Claro, nesta terça-feira (3), o prefeito de Cordeirópolis Adinan Ortolan opinou sobre os movimentos que defendem o voto impresso auditável, que, inclusive, reuniu apoiadores no último domingo em Rio Claro.

“O Brasil tem um sistema eleitoral que é referência mundial, em termos de segurança e agilidade. É legítimo discutir o assunto para melhorar esse sistema. Quando implantou-se a urna eletrônica, por exemplo, foi paulatinamente, bem como a biometria. E se isso acontecer com o voto impresso, terá que ser com muita segurança, cuidado e devidamente estudado””, pondera Ortolan.

Conforme avalia, essa movimentação pelo voto impresso resulta do posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, que se viu desfavorável nas pesquisas para as Eleições 2022 e busca subterfúgio de que o processo que vigora não é seguro. “É perigoso incutir na cabeça das pessoas a ideia de que o voto eletrônico não é seguro e que pode ser fraudulento. Eu perdi eleição e ganhei eleição, perdi porque não tive votos e ganhei porque tive votos”, conclui.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.