Fizemos para a Secretaria Municipal de Cultura perguntas que todo cidadão gostaria de fazer (Foto: Marcos Gallo)

Vivian Guilherme

O JC foi procurado por leitores questionando o funcionamento de alguns equipamentos culturais sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura. O JC perguntou à assessoria da prefeitura que respondeu aos mais diversos questionamentos sobre a manutenção de espaços e equipamentos públicos culturais.

JC: O que está sendo feito com os equipamentos do projeto Cinema nos Bairros? Há programação do projeto?

Publicidade

Secult: Os equipamentos utilizados no projeto do cinema de rua são da Secretaria de Cultura e são utilizados nos cinemas de rua e em outras iniciativas da Secretaria de Cultura que necessitem de projeção. Há programação sim, no dia 31 de agosto ocorreu uma sessão, às 18h30, no Terra Nova e no dia 17 de setembro já tem agendada uma sessão para o Espaço Mais Saúde. No mês passado exibições foram realizadas nos bairros Bonsucesso e Itapé.

JC: Como está o funcionamento do Estúdio Municipal? Há previsão de começar a funcionar?

Secult: A secretaria está aberta a receber projetos para utilização do espaço desde que o técnico esteja incluso no projeto. A secretaria não dispõe de funcionário de carreira apto e qualificado para operá-lo, e a contratação de um técnico depende de abertura de concurso ou contratação direta, que traria um custo que não é possível arcar no momento.

JC: A reforma da sala de cinema do Centro Cultural foi realizada?

Secult: A reforma da sala de cinema depende da reforma de toda a laje do Centro Cultural. O maior problema da sala de cinema vem das infiltrações na laje. O custo de reforma da laje já foi levantado, o projeto está escrito. No entanto o custo é muito alto para que o município arque. A solução é uma emenda parlamentar, convênio ou um projeto de lei incentivado e para isso necessitamos da escritura do Centro Cultural. A escritura deve sair em breve, o que possibilitará correr atrás de recursos para viabilizar essa obra.

JC: Há programação teatral para o teatro do Centro Cultural? A secretaria dispõe a programação cultural do município em algum site?

Secult: Há uma intensa programação mensal no teatro do Centro Cultural que é divulgada através dos folders de divulgação da Secretaria de Cultura e pelo site: cultura.rc.sp.gov.br.

JC: O que são e para que servem as diretorias de políticas especiais vinculadas à Secretaria da Cultura?

Secult: A diretoria de políticas especiais possui cinco assessorias, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Integração Racial, da Mulher, da Juventude e de Políticas Públicas para o Idoso. Essas assessorias atuam na articulação e coordenação das políticas públicas especiais, exercem a coordenação superior dos assuntos, das ações governamentais e das medidas referentes aos segmentos acima descritos, coordenam ações de prevenção e eliminação de formas de discriminação e coordenam, orientam e acompanham as medidas de promoção, garantia e defesa dos direitos desses segmentos. Estimulam que todas as políticas públicas e os programas contemplem a promoção, a proteção e a defesa dos direitos desses segmentos. Desenvolvem articulações com instituições governamentais, não governamentais e com as associações representativas dos segmentos em questão, visando à implementação da política de promoção e defesa dos direitos das minorias. Estimulam e promovem a realização de audiências e consultas públicas envolvendo os segmentos representados nos assuntos que os afetem diretamente. Coordenam as ações de prevenção e de enfrentamento de todas as formas de exploração, violência, abuso, discriminação e preconceito dos segmentos representados, além de acompanhar e orientar a execução dos planos, programas e projetos da Política Nacional para pessoa com deficiência, mulher, juventude, idoso e racial.

Mais em Notícias: