Novidade em 2017, homens acompanharão as vozes femininas em mais uma edição do espetáculo (Foto: reprodução)

Adriel Arvolea

Em sua 12ª edição, o espetáculo ‘Mulheres que Cantam e Encantam’ acontece nos dias 13 e 14 de maio, às 20h, no Grupo Ginástico. O evento abre a temporada 2017 da Orquestra Filarmônica de Rio Claro.

A cada ano, uma nova temática é apresentada ao público. Já foram homenageadas cantoras nordestinas, Elis Regina, Chico Buarque, Gal Costa, o compositor Djavan e o astro pop Michael Jackson. Também, foram realizados shows destacando as divas da música internacional e os musicais da Broadway.

Sempre se reinventando, o ‘Mulheres que Cantam e Encantam’ traz uma novidade para a próxima apresentação. Com o tema ‘Duetos’, vozes masculinas da noite rio-clarense vão se juntar às artistas principais do evento.

De acordo com William Nagib Filho, presidente da Orquestra Filarmônica, o tema de 2017 atende a uma reivindicação antiga do público e profissionais envolvidos. “Por que não inserir vozes masculinas na edição? Reunindo diversos ritmos, cada cantora convidou uma voz para fazer o dueto”, comenta Nagib. Haverá, ainda, a participação do Coral da Guarda Mirim ‘Encanto Jovem’.

O projeto nasceu em 2005, dentro da programação da Semana da Mulher em Rio Claro, escolhendo e apresentando um tema por ano com cantoras fixas, convidadas e arranjos próprios elaborados pela Orquestra Filarmônica.

No entanto, a próxima edição terá venda de ingressos. Nos anos anteriores, a entrada era apenas 1 kg de alimento não perecível. A cobrança se dá pela falta de subvenção pública para financiar o espetáculo, que, ainda, não foi liberada pelo município.

“Em média, o evento custa cerca de R$ 50 mil, envolvendo toda a produção. Não temos esse dinheiro e teremos que contar com o apoio do público, mais uma vez, na venda dos ingressos. Tenho buscado dialogar com a Secretaria de Cultura, mas sem sucesso. Assim como a Filarmônica, a Orquestra Sinfônica, a Banda dos Ferroviários, grupos de teatro e outras entidades não receberam subvenção em 2017, o que inviabiliza o trabalho artístico-cultural na cidade”, destaca.

Os ingressos para o ‘Mulheres que Cantam e Encantam’ estão à venda na secretaria do Ginástico, por R$ 15,00 (não sócios). Endereço: Rua 2, 941, Centro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.