Racionalismo cristão Rio Claro

Vivian Guilherme

Atual prédio da filial Rio Claro foi inaugurado em outubro de 1943, localizado na Rua 3 esquina da Avenida 11, no Centro; Construção tem a assinatura do engenheiro Dr. Augusto Schmidt Filho
Atual prédio da filial Rio Claro foi inaugurado em outubro de 1943, localizado na Rua 3 esquina da Avenida 11, no Centro; Construção tem a assinatura do engenheiro Dr. Augusto Schmidt Filho (foto de 1943)

Foi em 18 de novembro de 1934, três dias depois da comemoração dos 45 anos da Proclamação da República do Brasil, que o comerciante José Alves da Cunha realizou a primeira reunião pública da doutrina espiritualista Racionalismo Cristão em Rio Claro, porém ainda em espaço improvisado, em sua própria casa localizada na Rua 1, próxima ao antigo cinema Tabajara.

Com o passar dos dias, o público presente às reuniões foi se multiplicando e mais e mais pessoas se interessavam pela doutrina. Logo, se fez necessário um espaço maior para comportar tanta gente durante os encontros. Foi quando José Alves adquiriu um terreno na Rua 3 esquina com a Avenida 11, no Centro da cidade, e deu início à construção do prédio oficial em Rio Claro. Erguido com recursos próprios, o prédio – que até hoje abriga as reuniões da doutrina – tem a assinatura do engenheiro Dr. Augusto Schmidt Filho.

Inaugurado em outubro de 1943, o prédio da filial construída na Cidade Azul foi comemorado por frequentadores da doutrina em todo o país, tanto que marcaram presenças o presidente perpétuo do Racionalismo Cristão, Antonio do Nascimento Cottas e demais representantes do Racionalismo Cristão de todos os cantos do Brasil. Participaram também autoridades locais e de outras localizações adjacentes.

Na ocasião, o Jornal Cidade publicou extensa reportagem nas edições de 10 e 12 de outubro, na qual o jornalista José dos Santos Ferro descreveu: “repletos o salão e o recinto elevado, esgotada totalmente a lotação, dezenas e dezenas de pessoas ficaram nas escadarias e imediações. As pessoas que não puderam penetrar no edifício, tudo ouviram, no entanto, graças ao alto falante instalado na frontaria. Aliás, a cerimônia foi irradiada pela emissora Radio Clube Rio Claro PRF2, atuando o locutor Altino Silva e o diretor Waldemar Cartolano”. O relato do jornalista se tornou um livro, publicado naquele ano pela Casa Chefe da doutrina.

Com um dos maiores e mais antigos prédios do Racionalismo Cristão – que certamente é um dos que já figura como patrimônio histórico do município –, Rio Claro teve papel importante para o desenvolvimento da doutrina no restante do Brasil tanto que, àquela época, o rio-clarense Humberto Romanelli, deixou a posição de secretário que ocupava aqui para assumir a secretaria da capital, passando a cuidar assim, da expansão da filosofia.

Atualmente, o Racionalismo Cristão de Rio Claro é presidido pelo militante Dimas Damm, que é filho de outro frequentador que já presidiu a casa, o saudoso Augusto Benjamin Damm. Segundo Dimas, a doutrina se estabeleceu e se fortificou na cidade devido aos participantes que não medem esforços para manter o pensamento vivo e dar seguimento à filosofia, que cresce a cada ano em número de participantes. “Nosso intuito é propagar a doutrina que tem como premissa a elevação espiritual e o autoconhecimento”, relata.

De acordo com o presidente, desde a fundação, em 1910, com Luís de Matos e Luiz Alves Thomas, responsáveis pelos passos iniciais do racionalismo, a filosofia segue crescendo e hoje tem em torno de 180 filiais espalhadas pelo mundo. Com sede mundial na Vila Isabel, no Rio de Janeiro, a doutrina também edita o jornal A Razão, além de manter no ar uma rádio e uma Web TV. “Isso tudo é mantido devido a nossa vontade de transmitir os ensinamentos, tanto para os frequentadores quanto para simpatizantes, sobre o valor do pensamento, da vontade, da disciplina, do trabalho e da moral”, esclarece o presidente.

Com relação à data comemorativa, Dimas expõe que a doutrina está em festa e que continua sendo destaque em Rio Claro. “Oitenta anos depois, seguimos firmes na cidade com muita garra para propagar os ensinamentos. Vale lembrar que as reuniões abertas ao público acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 20 horas. Por isso, faço um convite a todos: venham nos visitar e fazer parte dessa filosofia que é um esteio para a vida terrena”, conclui.

COMEMORAÇÃO

Para celebrar a data a filial realiza nesta quarta-feira (19), às 20 horas, cerimônia cívico-espiritualista em seu prédio. A entrada é aberta ao público. Mais informações pelo telefone (19) 993175853.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.