ARTUR RODRIGUES – SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) 

O governador João Doria (PSDB) determinou os fechamentos de todos os shoppings da região metropolitana no máximo até 23 de março.

A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira (18). A medida não se aplica aos shoppings do litoral e do interior paulista.

Os shoppings ficarão fechados até o dia 30 de abril. Segundo o governador, a medida vale apenas para a região metropolitana de São Paulo e não atingirá o litoral e nem o interior do estado.

“Foi um trabalho dialogado, planejado, para que seja feito com planejamento, sem pânico, e sempre priorizando o bem-estar da população e funcionários que trabalham nesses espaços”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Doria afirmou que as academias de ginástica também deverão encerrar atividades até o dia 22. O fechamento deve continuar até 30 de abril.

Até esta quarta-feira (17), a Abrasce (entidade que representa os shoppings) havia recomendado a redução do horário de funcionamento dos centros de compras.

O novo horário sugerido, das 12h às 20h, seria praticado apenas pelos shoppings localizados em áreas com casos confirmados da Covid-19.

Antes da medida mais drástica de fechamento anunciada pelo governo Doria, os estabelecimentos estavam optando por redobrar os cuidados de higiene de frequentadores e lojistas.

Também aumentaram o espaçamento de mesas nos locais de alimentação como um dos esforços de combate à epidemia do novo coronavírus.

Questionado se fecharia bares, restaurantes e vetaria acesso a praia, Doria afirmou que até o momento não há necessidade dessas medidas. “Não é recomendável aglomerações seja em praia ou qualquer lugar no estado de São Paulo. A prudência cabe a cada cidadão. Medidas proibitivas não estão sendo anunciadas nas praias do litoral de São Paulo”, disse Doria.

Tags: , , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.