A prefeitura de Rio Claro realiza na manhã de domingo (18) a segunda edição do evento “Audote”, voltado para a adoção de cães do canil municipal. Os interessados em adotar um animal de estimação devem comparecer ao Lago Azul, em quiosque próximo da entrada da Avenida 42, das 9 às 13 horas.

Quinze cães de idades variadas do canil municipal estarão à espera de uma nova família. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através do Departamento de Proteção Animal, com apoio de grupos de proteção animal, entidades de defesa dos direitos dos animais, ONGs da cidade e patrocinadores.

Na primeira edição do “Audote”, dos 14 cães, nove foram adotados. A organização do evento reforça a importância de todos comparecerem com máscaras, respeitando o distanciamento e os protocolos de saúde e higiene.

“Embora todos os cães recebam os cuidados necessários no canil municipal, eles precisam de um lar. O momento da adoção é único, de extrema felicidade ao animalzinho”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli, ressaltando que todos os cães estão vacinados e castrados, aptos à adoção responsável.

Ainda de acordo com o secretário, a adoção responsável prioriza o acolhimento e é necessário respeitar a adaptação do animal com o adotante, com o novo lar e outros animais.

Os interessados em adotar um dos cães no evento devem comparecer com documento pessoal, comprovante de endereço e fotos da residência para entrevista, como forma de garantir a segurança e adaptação do animal no novo lar. Um dos pré-requisitos é que o imóvel não tenha escapes e conte com proteções, como telas nos portões e condições de abrigo, protegendo o animal do sol, chuva e frio, por exemplo.

Canil municipal

Outros animais também estão à espera de um lar no canil municipal de Rio Claro, que abriga cerca de 130 cães e 40 gatos, filhotes e adultos, aptos para adoção. Já o serviço de abrigo para animais de grande porte da prefeitura tem hoje três equinos.

Localizado na Avenida das Indústrias, sem número, no Distrito Industrial, o canil municipal abre de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 12 horas.

Para a visitação é obrigatório o uso de máscara, item de proteção obrigatório que deve ser usado sempre como medida de proteção ao novo coronavírus.

Para mais informações sobre adoção, o munícipe deve ligar no telefone 3532-4115, cujo atendimento é em horário comercial. Os animais podem ser vistos pela internet, na página www.facebook.com/canilrioclaro e no perfil @canilmunicipalrc, no Instagram.

A prefeitura de Rio Claro oferece ainda castração gratuita de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses, cujo cadastro deve ser realizado pelos telefones 3535-4441 ou 3533-7155, de segunda à sexta, das 7 às 16 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.