Domingão tem festa de 71 anos do ‘Patrô’

331

Adriel Arvolea

Você está convidado para o aniversário de 71 anos da histórica Sociedade Beneficente Recreativa “José do Patrocínio” – o Patrô. A festa começou ontem (28), mas continua neste domingo (29), das 14h às 22h, com roda de samba. União de Amigos, Tem Fuzuê e Grupo Aroeira são algumas das atrações do evento.

O “Patrô” nasceu em 1948 como Sociedade Dançante Familiar “José do Patrocínio” e, na década de 1960, passou à atual denominação. Foi fundado com o objetivo de reunir a comunidade negra em atividades culturais e recreativas, já que não podiam frequentar os demais clubes da cidade.

O patrono da sociedade, José do Patrocínio, foi um jornalista, orador, poeta e romancista, natural de Campos (RJ). Faleceu aos 51 anos de idade, sendo considerado por seus biógrafos o maior de todos os jornalistas da Abolição, segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL).

Vinculada inicialmente à Sociedade José do Patrocínio está a escola de samba Grasifs – Voz do Morro, que foi criada em 1956 sob a influência dos movimentos afrodescendentes, como as danças Tambu e Umbigada, com sambistas natos e quem realmente entendia da festa, como os irmãos Celso e Durval Augusto, e Dadá.

Não perca esse evento. Local: Sociedade “José do Patrocínio” – Avenida 19, 1.563, Consolação. Ingressos à venda no local. Mais informações: 99766-7879 e 99833-8191.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: