“Recentemente fui vítima de um caso de racismo da pior forma: de pessoas que eu nem imaginava. Eu estava realizando um sonho e o da minha família, que era entrar numa universidade. Isso me desestabilizou tanto a ponto de me perguntar se realmente era para eu estar ali”. Esse relato é da Thaysa Paraguaçu, de 21 anos, estudante de fisioterapia.

Sua história e de outras moradoras negras de Cosmópolis compõem o documentário “Cada mulher negra com sua história, sua luta e essência”, dirigido pela fotógrafa Gabriela Silva. No curta-metragem há depoimentos de oito mulheres que falam sobre racismo da infância até os dias de hoje.

Nos primeiros segundos do filme já é possível ver qual a intenção da obra. Há, também, relatos sobre a importância do dia da Consciência Negra, que no Brasil é comemorado no dia 20 de novembro, em memória a Zumbi dos Palmares.

“Sempre gostei de causas sociais e defendo com avidez a luta pela igualdade. Todos somos iguais, cada um com sua particularidade e singularidade. Pensando nisso, aceitei de imediato o convite da Bruna Saldanha de registrar através de um ensaio fotográfico a força dessas mulheres. Era para ser apenas um ensaio, mas tive a ideia de expressar a essência delas por meio de um vídeo”, disse Gabriela ao JC.

A mensagem que a fotógrafa quer passar na obra é para que as mulheres não escutem quem as limita. “Que elas possam trabalhar para realizar seus sonhos, pois podem, assim como qualquer uma, conseguirem um lugar de destaque – por mais que a sociedade ainda diga não”, finalizou.

O curta já está disponível e pode ser acessado pelo link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=JG3c6w6QUWE&feature=emb_title.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.