A concorrência para Medicina na Fuvest mais do que dobrou este ano. São 135,74 candidatos disputando uma das 125 vagas ofertadas para o curso mais concorrido da Universidade de São Paulo (USP). No ano passado, a relação era de 63,4 por vaga. No total, o vestibular deste ano terá 137.581 inscritos, que vão disputar 8.402 vagas em 182 cursos da instituição. Outras 2.745 vagas serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A disputa mais acirrada na Medicina se deve à redução do número de vagas ofertadas no vestibular, passando de 295 para 125. É a primeira vez que a faculdade vai usar a nota do Enem para selecionar candidatos para 50 vagas. Além disso, a Fuvest não será mais utilizada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, que oferecia 120 vagas.

Para Renato Freire, diretor executivo da Fuvest, a redução das vagas ofertadas no vestibular próprio e o aumento da concorrência não trazem muitas alterações para os candidatos na prática. “A dificuldade no ingresso não aumentou, porque a mesma quantidade de vagas continua sendo ofertada, mas por outras formas de seleção.”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.