O Dia Nacional do Doador de Sangue foi celebrado nesse sábado, 25 de novembro. De acordo com o Governo Federal, o mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para lembrar e promover esse ato solidário e regular da doação de sangue.

Os dados do Ministério da Saúde apontam que 1,8% da população doa sangue de forma regular. Vale ressaltar que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados, no máximo, 450ml de sangue. É pouco para quem doa e muito para quem precisa! Todo sangue doado é separado em diferentes componentes e assim beneficia até três paciente com apenas uma unidade coletada.

Regina Cristina Camargo Zanichelli é biomédica, responsável pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, e comenta que é fundamental a ajuda da população na hora de repassar informações e também de participar da doação. “Realmente nesta época do ano temos uma baixa por conta das festas, mas realizamos diariamente um trabalho de busca ativa de doadores, então seguimos firmes, nesta semana que passou, que foi celebrada a Semana do Doador, trabalhamos intensivamente para poder repor os estoques”, explica a profissional.

Ainda segundo a biomédica, todas as doações são importantes e fundamentais e salvam vidas. “Precisamos sempre de todos os tipos sanguíneos, mas encontramos mais dificuldades com o O-. Após feita a coleta, o sangue passa por processos, quando é dividido em partes e apenas uma coleta por salvar até três pacientes. O material coletado aqui é utilizado por pacientes oncológicos, hematológicos, durante cirurgias e também em emergências. O Banco de Sangue da Santa Casa atende o hospital e unidades que pertencem ao convênio em toda microrregião”, relata. Mensalmente 350 candidatos chegam até o Banco de Sangue, mas no final a média coletada está entre 280 e 320 bolsas, pois nem todos estão aptos à doação.

As doações acontecem às segundas, quartas e sextas, das 7 às 11 horas, com agendamento de horário, no prédio da Santa Casa, na Rua 2 com Avenida 15, no bairro Saúde. Informações no local ou pelos telefones (19) 99288-9737 / 3535-7022.

DOANDO AMOR

Heloísa Helena Eloy da Silva, de 55 anos, é doadora há 10 anos. “Morava aqui em Rio Claro, mudei-me para o Rio de Janeiro e foi lá que comecei com esta missão, depois de um tempo voltei para cá e não parei mais de doar”, relata.

A doadora conta ainda que costuma marcar presença no Banco de Sangue pelo menos três vezes por ano e define o ato como especial. “Estamos salvando vidas com esse ato, é muito importante, se todo mundo viesse pelo menos uma vez por ano fazer uma doação, não faltaria para ninguém que precisa. Estamos aqui pensando no próximo”, pondera.

Rogério Meira Tarrosi tem 35 anos e há 15 doa sangue. Morador de Rio Claro, conta que começou o ato no Tiro de Guerra. “Comecei a doar através do Tiro de Guerra e sigo doando desde então. Acredito na importância deste ato, é fundamental que ajudemos as outras pessoas desta forma, estamos doando sangue e isso pode salvar muitas vidas”, aponta.

Vanderlei Gomes Pinto é doador há oito anos e fala sobre o compromisso em ajudar o próximo. “Tenho 53 anos e por oito anos acredito que estou cumprindo parte do meu compromisso em ajudar o próximo. Doar sangue é muito importante e salva a vida de muitas pessoas, é algo que faço há anos e seguirei fazendo”, explica.

QUEM PODE DOAR

Podem doar sangue no Banco da Santa Casa pessoas que tiverem idade entre 18 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. É preciso pesar no mínimo 50 quilos, não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos um dia antes da doação, estar descansado, não fumar duas horas antes de realizar a doação e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes. Ainda segundo os procedimentos, o candidato à doação deve estar em boas condições de saúde e apresentar documento com foto.

Não pode doar quem estiver gripado, resfriado, em processo alérgico ou infeccioso, alcoolista crônico; tiver sido exposto a doenças sexualmente transmissíveis; que tenha realizado endoscopia/colonoscopia há menos de seis meses; piercing, maquiagem definitiva e tatuagem há menos de 12 meses; grávida ou lactante, que teve contato com pessoas com suspeita ou testado positivo para Covid-19 nos últimos sete dias. Pessoas com diagnóstico positivo para a doença devem aguardar dez dias após a completa recuperação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.