Grêmio Recreativo Cia Paulista sedia novamente campanha de doação de sangue em prol do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú. Muitos pacientes de nossa cidade são atendidos pela entidade

Da Redação

Quer praticar a solidariedade? A doação de sangue é um ato que faz bem a você e a quem precisa de sangue.

Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Além disso, é preciso ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação e apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte e CNH).

Quem não pode doar?

Aqueles que contraíram gripe devem aguardar 7 dias. Em relação à gravidez, podem doar as mulheres 90 dias após o parto normal e 180 dias após cesariana. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação e não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses. Quem esteve em estados com índice de malária deve aguardar 6 meses, e quem morou aguardar 3 anos (Secretaria da Saúde de SP).

Onde ir?

Interessados em doar sangue devem procurar a Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, situada na Avenida 15, área central. Dúvidas no telefone (19) 3535-7022.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.