A Câmara Municipal aprovou em primeiro turno, na sessão ordinária dessa segunda-feira (11), o projeto de lei de autoria do vereador Luciano Bonsucesso (PL) que obriga a publicação das autorizações dos cortes das árvores na cidade pela Prefeitura de Rio Claro. A aprovação acontece após variados cortes recentes ocorrerem na Avenida da Saudade.

De acordo com a proposta, que avança para a segunda votação que deverá ocorrer na próxima sessão, toda autorização de corte de árvores ou licença ambiental para supressão de áreas verdes em Rio Claro será publicada em meio eletrônico oficial do município com as respectivas justificativas técnicas.

“Em caso de corte de árvore ou supressão de áreas verdes, em regime de urgência, justificada por laudo técnico, a publicação da autorização ou licença ocorrerá no prazo máximo de sete dias úteis, após a operação de corte de árvore ou supressão de área verde”, prevê o projeto de lei que tramitava no Poder Legislativo desde novembro do ano passado.

Durante a votação, o vereador citou o ocorrido na Via da Saudade. “Vimos vários cortes na Saudade, um dos cartões-postais da cidade. Têm pessoas ali que moram há 60 anos e me procuraram. Diante de tantos casos que ocorreram e ainda ocorrem, pensando em informar o munícipe se esse corte ou poda é legal, fiz esse projeto”, comentou. Rafael Andreeta, que também levantou o tema da avenida em questão dias atrás, fez encaminhamento favorável à propositura, lembrando que há casos de cortes por conta de segurança dos munícipes.

No último sábado (9), reportagem especial do Jornal Cidade evidenciou o que vem ocorrendo na Avenida da Saudade. Em entrevista, o secretário de Serviços Públicos, Ronald Penteado, informou que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente é quem emite o laudo que atesta a necessidade ou não da poda, corte ou supressão dos espécimes seja na própria via ou em outra localidade no município. CLIQUE AQUI E ASSISTA.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.