Funcionários participam de assembleia realizada pelo sindicato para discutir o fechamento da empresa no município

Ednéia Silva

O fechamento da empresa DNP Estamparia, que encerrará atividades em Rio Claro no dia 30 de novembro, evidenciou um problema que vem ocorrendo no Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região. A diretoria da entidade se dividiu em dois grupos, um ligado à Intersindical e outro ligado à CUT (Central Única dos Trabalhadores). O caso foi parar na Justiça, com decisão preliminar favorável ao grupo vinculado à CUT.

Funcionários participam de assembleia realizada pelo sindicato para discutir o fechamento da empresa no município
Funcionários da DNP em assembleia realizada no dia 28 de outubro (foto divulgação)

O sindicalista Francisco Paulo Costa Silva, o Paulinho, explica que o sindicato sempre foi ligado à CUT desde sua fundação em 1986. Porém, no dia 25 de abril de 2014, a diretoria fez uma assembleia para votar sua desvinculação da central e ligação com a Intersindical. Segundo ele, os trabalhadores rejeitaram a alteração que, mesmo assim, foi feita. Desde então existem dois grupos dentro da entidade ligados a centrais diferentes.

Paulinho conta que o grupo ligado à CUT, que vem sendo chamado de Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região, é menor. Como o grupo majoritário não respeitou a decisão da assembleia, eles entraram com ação na Justiça e tiveram decisão favorável no último dia 10. De acordo com Paulinho, o juiz Pablo Souza Rocha, da 2ª Vara do Trabalho de Limeira, determinou que o sindicato não use a marca Intersindical.

“O Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira e Região deverá retirar das redes sociais, site e de propagandas, panfletos e coisas similares, qualquer referência à Intersindical, incluindo o logotipo”, diz texto de comunicado publicado pelo grupo. Paulinho comenta que a decisão judicial garante o cumprimento do que foi decidido em assembleia. O juiz estabelece multa diária de R$ 1.000,00 em caso de descumprimento.

Em relação à nota publicada sobre o caso da DNP, que acusa a diretoria do sindicato de ter abandonado os trabalhadores, Paulinho comenta que lá atrás a entidade poderia ter dialogado para buscar alternativas e evitar o fechamento da empresa.

O Sindicato dos Metalúrgicos, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que existe um grupo minoritário dentro da diretoria da entidade que é contra as ações da maioria. A diretoria é composta por 23 membros e apenas sete fazem parte desse grupo divergente.

“A direção deste sindicato nega esta informação que vem sendo veiculada no Facebook por um grupo de oposição, de que a Intersindical fechou a DNP. Não existem dois sindicatos. Existe apenas um e é o que representa oficialmente a categoria metalúrgica de Limeira Rio Claro e Região há 28 anos”, disse em nota enviada à redação do JC.

Em comunicado anterior, o sindicato lamentou o fechamento da DNP Estamparia e disse que o sindicato ofereceu apoio e resistência aos trabalhadores. No entanto, os funcionários, por acreditarem ser inviável, optaram pela rescisão contratual com os benefícios propostos pela empresa.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.