Apresentação da Orquestra Sinfônica, nesta quinta-feira, integra calendário de eventos em comemoração aos 187 anos de RC

Valdira Guimarães Augusto

Apresentação da Orquestra Sinfônica, nesta quinta-feira, integra calendário de eventos em comemoração aos 187 anos de RC
Apresentação da Orquestra Sinfônica (Foto: Divulgação/Arquivo JC)

Dois mil e quinze está começando e a Orquestra Sinfônica de Rio Claro já tem projetado seus planos para o ano: novos cursos e a abertura de novos polos de ensino musical gratuito. Mas essa é a continuidade de um projeto iniciado em 2012, conforme o presidente da entidade Eduardo Semêncio, e que se seguiu durante o ano recém-encerrado. “No ano de 2014 a Orquestra Sinfônica de Rio Claro pôde mais uma vez consolidar a mudança que veio propondo desde 2012, que foi dar ênfase ao ensino musical de qualidade. Houve novamente ampliação no número de cursos, alunos e músicos”, observa.

Entre os principais pontos positivos de 2014, Semêncio destaca a disseminação da música nos bairros e a oportunidade de mais pessoas terem acesso gratuito ao ensino de instrumentos musicais. “Além disso, a OSRC também foi uma das vencedoras do prêmio Funarte de apoio a orquestras, concurso nacional em que foi distribuída uma verba para melhora da infraestrutura da escola, com a compra de novos instrumentos, de acessórios e manutenção dos instrumentos já existentes”, recorda.

Atualmente a Sinfônica reúne vários grupos orquestrais, como a orquestra de alunos da escola de música, a recém-formada Orquestra Experimental, que é formada por alunos mais avançados da escola, além do grupo principal, que é a Orquestra Sinfônica. Sobre 2015, Semêncio aponta que uma nova direção irá assumir a orquestra. “O projeto continuará a crescer com novos cursos e abertura de novos polos de ensino musical. Assim, aproveito para convidar a todos para conhecerem a nossa sede, que fica na Rua 1-B, nº 415, para participar, seja como aluno ou apoiador.”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.