Ajapi em comemoração: distrito é maior que 200 municípios do Estado de São Paulo

Vivian Guilherme

Foi em setembro de 2006 que um projeto de lei instituiu o dia 18 de abril como Dia Municipal de Ajapi. De autoria da vereadora Maria do Carmo Guilherme (PMDB), o projeto teve aprovação unânime na Câmara. Segundo a vereadora, a criação de um dia para o distrito tem por objetivo manter viva a história e a tradição do bairro: “O que foi acontecendo com o tempo foi que muitas famílias tradicionais do distrito acabaram se mudando e muitas pessoas de outros estados foram chegando; a ideia é fazer com que a história dessas famílias seja contada de geração para geração, mantendo as raízes”, comentou Maria do Carmo.

Para escolher a data, a vereadora disse que foram ouvidos vários moradores antigos de Ajapi e, dessa forma, foi escolhida uma data em comum para celebrar o distrito. Maria do Carmo aproveitou para comentar algumas melhorias necessárias para Ajapi, dentre elas oferecer mais espaços de lazer para crianças e adolescentes: “O que falta também é um ecoponto e passar o Centro Rural para administração do município, enquanto for de responsabilidade do Estado não será possível fazer nada naquele espaço, onde poderia ser colocada uma piscina, pista de skate e outras atividades”, disse a vereadora, que lembrou que conseguiu uma emenda para a manutenção da estrada.

EM DESENVOLVIMENTO

Um distrito que é maior que 200 municípios do Estado de São Paulo. Ajapi tem muito o que comemorar neste 18 de abril, Dia Municipal em que se celebra o distrito rio-clarense. Afinal, além da população em ascensão que chega a sete mil moradores, número superior a cidades da região como Analândia, Corumbataí e Ipeúna, o distrito também tem um comércio e uma indústria em crescimento.

ESPECIAL

Confira na edição impressa do JC nesta terça-feira (18) um caderno especial sobre o Distrito de Ajapi. Nas bancas!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.