Foto: Divulgação/ MS/Gov.BR

Médico alerta sobre impactos do tabagismo à saúde e maiores chances de desenvolver doenças respiratórias e câncer

O ‘Dia Mundial sem Tabaco’ – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.

O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina, relacionada a inúmeros outras doenças como Câncer de Pulmão, Câncer de Laringe, Enfisema Pulmonar, Bronquite Crônica, Infarto do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (Derrame), Insuficiência Arterial Periférica, etc.

O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto cerca de 1,2 milhão são resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. Quase 80% dos 1,1 bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda.

Fonte: OMS

Oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle do tabagismo e oferecida pelo SUS. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças.

Parar de fumar

O médico e professor universitário de medicina do Claretiano em Rio Claro (SP), fala ao Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan News sobre tabagismo e quais ações a pessoa que deseja parar de fumar deve realizar para alcançar esse objetivo.

O cigarro eletrônico é inofensivo?

Muitas pessoas trocaram o hábito do cigarro comum pelo cigarro eletrônico, mas este consumo também traz uma série de riscos à saúde.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia: