O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente hoje, 5 de junho, e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação, além de chamar a atenção para uma postura crítica e ativa contra os problemas ambientais existentes em todo planeta.

Em Rio Claro, a data será marcada por eventos na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). A partir das 10 horas da manhã haverá música ao vivo, food trucks, feira de economia solidária, feira orgânica, exposição de empresas e tenda da operação corta-fogo. A programação de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que irá se estender até as 16 horas, é organizada pela prefeitura por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com apoio da Sustentare, Floresta Estadual, Rio Novo e Rápido São Paulo.

A data mundial foi criada pela Organização das Nações Unidas, mais especificamente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o PNUMA, em 1974. Anualmente, o Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por uma Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A primeira foi a Conferência de Estocolmo, que designou o dia 5 de junho para a data. Em 2022, completam-se os 50 anos desta conferência. Este ano, o Governo da Suécia será o anfitrião da conferência. Com o lema Uma Só Terra, o evento destaca a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações a partir de políticas públicas e das escolhas de cada cidadão rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.