Doações de sangue na Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro são realizadas toda segunda, quarta e sexta-feira

Lucas Calore

Doações de sangue na Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro são realizadas toda segunda, quarta e sexta-feira
Doações de sangue na Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro são realizadas toda segunda, quarta e sexta-feira

Salvar vidas. Esta é a premissa para doadores de sangue do mundo todo. Para homenagear essas pessoas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou em 2004 que 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue.

O tema da campanha em 2015 é “Obrigado por salvar minha vida” e visa a resgatar histórias de pessoas, cujas vidas foram salvas por meio da doação de sangue.

Com isso, a OMS reafirma o convite para que doadores regulares de sangue continuem a doar e também motiva as pessoas que nunca doaram a começar a fazê-lo.

Para marcar a data, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro realizará, no próximo sábado (20), um mutirão de doação de sangue com um grupo de 60 integrantes de uma igreja do município.

Segundo a biomédica coordenadora do banco, Caroline Sorrenti Pires, a iniciativa visa a reforçar o estoque de sangue da cidade. A entidade está com outros eventos programados para que a população possa doar sangue e, assim, o estoque fique continuamente adequado.

A profissional alerta para este período do ano – junho/julho e férias –, no qual aumenta a necessidade de manter o banco com disponibilidade de bolsas de sangue. Caroline lembra que todos os tipos de sangue podem ser doados, com destaque aos tipos “O positivo” e “O negativo”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 108 milhões de unidades de sangue doado são coletadas em todo o mundo a cada ano. Isso representa um aumento de quase 25% das 80 milhões de unidades coletadas em 2004.

COMO DOAR

As coletas do Banco de Sangue da Santa Casa acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 11h. São recomendados alguns requisitos básicos, como ter entre 18 e 70 anos, estar acima dos 50 quilos, estar bem alimentado, não ter ingerido qualquer tipo de bebida alcoólica nas últimas 24 horas do dia da doação.

Para ser um doador regular, é importante comparecer ao posto de coleta de duas a três vezes por ano, com a perspectiva de fidelizar esse compromisso.

A Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro fica na Rua 2 com a Avenida 15, no Centro de Rio Claro. Mais informações no 3535-7060.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.