A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu no ano de 1991 o 1º de outubro como Dia Internacional do Idoso. O objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população

Recentemente, o IBGE divulgou uma série de projeções de longo prazo sobre o avanço populacional no Brasil. Uma delas aponta para uma desaceleração no ritmo de crescimento e uma consequente inversão na nossa pirâmide etária. Segundo as estimativas do instituto, a população brasileira deve crescer até 2047, quando atingirá 233,2 milhões de pessoas. Nos anos seguintes esse número deve ir caindo gradualmente, até chegar a 228,3 milhões em 2060. Nesse cenário, a expectativa é de que o número de pessoas com 65 anos ou mais praticamente triplique, chegando a 58,2 milhões em 2060 – o equivalente a 25,5% da população.

Nos últimos dias muitas ações para comemorar a data têm sido realizadas e em Rio Claro uma delas foi o concurso Miss e Mister da Terceira Idade realizado no Grupo Ginástico. Na oportunidade 17 idosos (13 mulheres e quatro homens) disputaram o título. Diante de uma plateia animada e de jurados que deram notas de 0 a 10 para os quesitos desenvoltura, simpatia e elegância, os participantes esbanjaram disposição e arrancaram aplausos a cada entrada no salão.

“Participar de um evento como esse é muito satisfatório. Esse concurso valoriza a vitalidade e a alegria da terceira idade”, afirmou o colunista Fernando Brunini, que esteve no corpo de jurados representando o Jornal Cidade. Já a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Bruna Perissinotto, declarou: “É muito gratificante ver a jovialidade e entusiasmo dos representantes da terceira idade, e de como são ativos em nossa comunidade”.

Enquanto os organizadores somavam as notas, o salão foi tomado pelo público que, ao som de vários ritmos, não ficou parado. No intervalo foi hora de anunciar os vencedores. Renato de Lima, 80 anos, ficou com o título de Mister Simpatia 3ª idade: “Não tenho palavras para descrever a minha emoção. Espero corresponder à expectativa do público nos eventos de que irei participar. Entre as atividades que mais gosto de fazer é dançar”, afirmou.

Ao seu lado como Miss Simpatia 3ª idade, Ednéia de Paula, 74 anos, foi a que mais conquistou os jurados: “Na hora que anunciaram o meu nome eu não me contive e acabei chorando de emoção”. Já Antônio Russo, 63 anos, foi eleito Mister 3ª idade: “Eu fiz a inscrição para participar desse evento maravilhoso mas não esperava ganhar. Foi uma grata surpresa. No dia a dia eu participo do grupo ‘Bem Viver’ e estar ao lado dos meus amigos da terceira idade me faz muito bem”, afirmou.

O último anúncio da festa foi o da Miss 3ª idade e Ivete Nicolozzi foi a vencedora: “Ganhei meu presente de aniversário antecipado porque no dia 17 agora completo 85 anos. Sinceramente eu não esperava sair com o título, mas ficar em primeiro lugar me deixou extasiada. Confesso que eu achava que seria difícil desfilar, mas quando entrei no salão eu mandei beijo, acenei e deu tudo certo”, declarou a campeã com um sorriso enorme no rosto.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.