Data é comemorada mundialmente pelos sapateadores; na foto, a professora de balé e sapateado, Patricia Pessenda

Lourenço Favari

Data é comemorada mundialmente pelos sapateadores; na foto, a professora de balé e sapateado, Patricia Pessenda
Data é comemorada mundialmente pelos sapateadores; na foto, a professora de balé e sapateado, Patricia Pessenda

Quem não conhece ou ouviu falar do clássico do cinema mundial “Dançando na Chuva”, com o ator Gene Kelly sapateando com seu guarda chuva? O ator ajudou a popularizar nos Estados Unidos o sapateado, que tem seu dia internacionalmente comemorado na segunda-feira (25).

Em Rio Claro, por autoria da vereadora Raquel Picelli, um projeto de lei foi aprovado em 2009 reconhecendo a importância dessa dança e integrando a data no calendário de atividades do município.

Desde então a professora de balé e sapateado Patricia Pessenda realiza na cidade o evento Sapateando Rio Claro, que está em sua sexta edição e acontece neste domingo (24), a partir das 16 horas, no Shopping Rio Claro. “Antes da aprovação da lei, eu já comemorava o dia do sapateado, mas era um evento pequeno. Depois iniciamos o Sapateando Rio Claro. Meu objetivo é popularizar o sapateado”, destaca a pioneira do estilo no município.

O evento terá início com um flash mob, se desdobrará em uma “sapateata” pelo Shopping e segue para a apresentação final, na Praça de Alimentação, que conta com a participação de 75 alunos de idades entre 4 e 55 anos. O evento é gratuito.

Os participantes da academia farão demonstrações das técnicas do sapateado, que é uma modalidade de dança que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. “A dança trabalha com a parte cognitiva, ritmo e físico”, explica Patricia, que é formada em educação física e está à frente da Academia de Dança Patricia Pessenda.

Também como parte das atividades do evento, acontece na terça-feira, às 10 horas, na Escola Luiz Martins, apresentação de 20 crianças da ONG Núcleo Arte e Vida, que participam de projeto de dança com a academia da professora. “É um trabalho voluntário que realizamos há três anos”, conta.

SAPATEADO

O sapateado é um estilo de dança que possui como principal característica os ruídos que os dançarinos produzem com sapatos em contato com o chão. Além da beleza visual dos movimentos, os dançarinos se transformam em instrumentos de percussão.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.