Nesta quarta-feira, 28 de maio, é celebrado o Dia do Ceramista. A data marca a valorização dos profissionais e das empresas que atuam em uma das principais cadeias produtivas da indústria nacional, especialmente no Polo Cerâmico da região de Santa Gertrudes, que se destaca pelo volume de produção e pela relevância econômica. Composto por 18 grupos empresariais distribuídos entre os municípios de Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Rio Claro, Ipeúna, Limeira e Piracicaba, o polo é responsável por uma produção anual de 660 milhões de metros quadrados de revestimentos cerâmicos, consolidando-se como o maior das Américas e um dos principais no mundo.
A atividade ceramista gera mais de 11 mil empregos diretos na região e dezenas de milhares de empregos indiretos, movimentando setores como mineração, manutenção industrial, transporte, além de outras atividades ligadas ao comércio e serviços. A estimativa setorial da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), aponta que Santa Gertrudes concentra 5.800 empregos diretos na indústria cerâmica, seguida por Cordeirópolis com 3.200, Rio Claro com 2.800, Piracicaba com 960, Limeira com 570 e Ipeúna com 130.
Segundo o diretor de Relações Institucionais da ASPACER, Luís Fernando Quilici, a indústria cerâmica da região mantém um compromisso permanente com o desenvolvimento sustentável, além de desempenhar um papel estratégico especialmente na geração de empregos e no fortalecimento da economia regional. “Estamos diante de um setor que alia tradição, competência técnica, com forte capacidade de adaptação aos desafios do mercado e responsabilidade com o meio ambiente. A indústria cerâmica não apenas gera milhares de empregos diretos e indiretos, mas também contribui de forma decisiva para o dinamismo econômico dos municípios da região. Esse compromisso com o desenvolvimento sustentável é o que garante a longevidade e a competitividade do nosso polo cerâmico”, destacou.
CAPITAL DA CERÂMICA
Santa Gertrudes foi oficialmente reconhecida como a Capital Nacional dos Pisos e Revestimentos por meio de decreto assinado pelo Presidente Luís Ignácio Lula da Silva, reforçando sua posição de liderança na indústria cerâmica brasileira. O prefeito de Santa Gertrudes, Gino da Farmácia, afirmou que a indústria cerâmica faz parte da identidade do município e que contribui para o desenvolvimento da cidade. “A indústria cerâmica faz parte da identidade de Santa Gertrudes. É graças ao trabalho de milhares de profissionais que esse setor não só gera empregos, mas também mantém viva uma tradição que constrói o presente e projeta o futuro da nossa cidade. Nossa gratidão a cada trabalhador que faz esse setor acontecer”, citou Gino.