Crianças assistidas pelo Gacc durante foto do cartão de Natal

Neste dia 23 de novembro é celebrado o Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil e, de acordo com o GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Rio Claro, a doença é a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Entre 2020 e 2022, são esperados 25 mil novos casos, dos quais cerca de 7.000 resultarão em morte.

“Muitos destes casos de mortes podem ser evitados, pois, em 80% dos casos, há chances de cura, se a doença for diagnosticada precocemente, diferentemente do que pode acontecer com adultos, no entanto, o estilo de vida geralmente não tem influência no desenvolvimento de cânceres no público infantil, assim a importância em reforçar a importância do diagnóstico precoce para salvar vidas”, explica Lílian Roberta Minotti Jorge, assistente social do GACC.

A profissional fala ainda que os cânceres em crianças e adolescentes são considerados mais agressivos e se desenvolvem rapidamente.

“Por outro lado, eles respondem melhor ao tratamento com quimioterapia e as chances de cura são maiores, se comparados com os adultos. Por isso, é vital que a doença seja descoberta o quanto antes”, fala.

No município, o GACC realiza um trabalho de excelência, tendo sido fundado em 26 de julho de 1996 por um grupo de pessoas com a missão que se mantém até os dias atuais de garantir às crianças, adolescentes e jovens com diagnóstico de câncer ou doenças hematológicas crônicas, acesso ao tratamento médico.

“O GACC promove também espaços terapêuticos, troca de conhecimentos, passeios, festas, atendimentos psicológicos e assessoria especializada”, explica a assistente social.

MUNICÍPIO

Em RC, o vereador Julinho Lopes criou a Lei 5.095/2017, que instituiu a Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Diagnóstico do Câncer Infantojuvenil “Ana Luiza Miedzieliski”, que leva o nome de uma assistida do GACC, que faleceu aos 15 anos

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.