Acessibilidade: dentre os temas propostos para discussão, a semana trará palestras sobre dificuldades enfrentadas

Wagner Gonçalves

Acessibilidade: dentre os temas propostos para discussão, a semana trará palestras sobre dificuldades enfrentadas
Acessibilidade: dentre os temas propostos para discussão, a semana trará palestras sobre dificuldades enfrentadas

Em 21 de setembro é comemorado em âmbito nacional o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência. Sejam os que já nascem com algum tipo de deficiência ou os que desenvolvem ao longo da vida, os deficientes enfrentam desafios diários de adaptação à estrutura que lhes é imposta física e socialmente.

O presidente da associação que representa os deficientes no município, Marco Antônio Elias, Marquinho, comenta sobre as conquistas e dificuldades do último ano. Se anteriormente a perspectiva era de fora, infelizmente após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), agora Marquinho sente as dificuldades ainda mais de perto, tendo de se locomover por cadeira de rodas.

Apesar da deficiência, Marquinho não se deixou abater e ainda mantém algumas atividades que incluem a condução de automóvel adaptado. No entanto, algumas posturas se transformam em obstáculos para ele e outros deficientes físicos. Ele menciona sobre as vagas destinadas a deficientes, por exemplo, nas quais os condutores estacionam: “é falta de consciência e respeito, mas o poder público poderia fiscalizar mais intensamente”.

Mas essa é apenas uma dentre as barreiras encontradas, pois nas agências bancárias a altura dos caixas eletrônicos não favorece cadeirantes. De acordo com o presidente da associação, seria necessário ter unidades com caixas rebaixados. “A infraestrutura do município ainda não comporta as necessidade dos deficientes”, destaca Marquinho pontuando sobre a ausência de rampas adequadas e sinalizadores para deficientes visuais.

No mercado de trabalho, ele comenta haver preconceito e receios de ambos os lados. “A forma de inclusão social deve contemplar integralmente o deficiente e propor segurança, não segregá-lo, mas sim tratá-lo como ser humano com dignidade igual aos que não têm deficiências”, ressaltou.

Semana da Luta da Pessoa com Deficiência

A partir de segunda-feira (21), o município promove uma série de abordagens, palestras e atividades que visam a discutir temas relacionados à pessoa com deficiência. Com o tema “Conquistando nossos direitos”, os eventos ocorrem até a próxima sexta-feira (25). Paralelamente, o Shopping mantém a Exposição Memorial Itinerante da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência até o dia 30 de setembro. A programação completa está disponível no Facebook do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Rio Claro – SP.

Veja mais:

>>> Cadeirantes comentam a falta de acessibilidade nas ruas

>>> Campanha alerta sobre dificuldades dos cadeirantes

>>> VÍDEO: Du Altimari participa da campanha Um Dia de Cadeira de Rodas

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.